Topo

Presidente do Chade diz a líder do Boko Haram que se entregue ou enfrente a morte

04/03/2015 18h53

N'DJAMENA (Reuters) - O presidente do Chade, Idriss Deby, afirmou nesta quarta-feira saber a localização de Abubakar Shekau, líder do grupo militante Boko Haram, e pediu que ele se entregue ou corre risco de ser morto.

O Exército do Chade tem travado uma série de batalhas contra o Boko Haram como parte de uma campanha militar envolvendo vários países e conseguiu reaver territórios antes mantidos pelo grupo militante no nordeste da Nigéria.

“Abubakar Shekau deve se render. Sabemos onde ele está. Se ele não se entregar, vai sofrer o mesmo destino que seus companheiros”, disse Deby em uma coletiva de imprensa após uma reunião com autoridades regionais.

“Ele estava em Dikwa há dois dias. Ele conseguiu escapar, mas sabemos onde está. É do interesse dele se render”, disse ele, referindo-se a uma cidade no nordeste da Nigéria que era controlada pelo Boko Haram antes de ser retomada pelo Exército do Chade nesta semana.

A Presidência da Nigéria não quis comentar as declarações de Deby, e um porta-voz da Defesa não estava imediatamente disponível para comentar.

Os militares nigerianos disseram em pelo menos três ocasiões anteriores ter matado Shekau, ou alguém que alegava ser ele. Após cada um dos incidentes, o líder do Boko Haram ressurgiu em novos vídeos de inspiração jihadista.

O Boko Haram, grupo muçulmano sunita, matou milhares de pessoas na Nigéria ao longo de seis anos de uma insurgência em que visa estabelecer um califado islâmico. O grupo tem realizado ataques também nos países vizinhos Chade, Camarões e Níger.

(Por Madjiasra Nako)