Topo

União Europeia busca aprovação da ONU para apreender barcos de imigrantes

Reuters
Imagem: Reuters

06/05/2015 17h59

A Europa está buscando a aprovação do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) para apreender barcos usados para tráfego de imigrantes no Mediterrâneo a partir da Líbia, mas diplomatas disseram que a Rússia sinalizou que não vai permitir a destruição de embarcações.

Os líderes da União Europeia concordaram no mês passado em "identificar, capturar e destruir navios antes de serem utilizados pelos traficantes", mas não está claro como isso pode ser alcançado, e o bloco de 28 nações quer autorização da ONU para esta operação.

Diplomatas da ONU, falando sob condição de anonimato, disseram que uma resolução foi redigida por membros europeus do Conselho de Segurança (Grã-Bretanha, França, Lituânia e Espanha sob o Capítulo 7 da Carta da ONU, que permite o uso da força.

O esboço do texto autorizaria a intervenção da UE em alto mar, em águas territoriais da Líbia, para apreender navios "para evitar o tráfico, o contrabando e a imigração ilegal através do Mediterrâneo", afirmou um diplomata da ONU.

Diplomatas disseram que a Rússia, que tem poder de veto no Conselho de Segurança, inicialmente parecia apoiar as medidas, porém mudou posição sobre aprovar a destruição de barcos. A missão russa na ONU não estava imediatamente disponível para comentar o assunto.

A chefe de Política Externa da UE, Federica Mogherini, deve informar ao Conselho de Segurança da ONU a portas fechadas na segunda-feira sobre as operações propostas. Diplomatas disseram que um projeto de resolução poderia ser distribuído aos 15 membros do Conselho na próxima semana.