Topo

Obama encontra-se com "Lucy", ancestral mais antigo do mundo, na Etiópia

Jeff Mason

27/07/2015 19h50

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, viajou à África em parte para se conectar com o continente dos seus antepassados. Nesta segunda-feira, ele conheceu um ancestral de um tipo diferente: "Lucy", o esqueleto parcial de um hominídeo que viveu há 3,2 milhões de anos, descoberto na Etiópia.

"Isso é maravilhoso", disse o presidente sobre os ossos, que foram levados especialmente para ele de um museu para o Palácio Nacional, onde participava de um jantar oficial.

Obama está em viagem por dois países da África. Ele já passou pelo Quênia, onde seu pai nasceu, e chegou à Etiópia no domingo. Na terça-feira, ele voltará aos EUA.

Cientistas disseram a repórteres que o valioso esqueleto foi transportado em segredo do museu e sob forte esquema de segurança. Obama foi convidado a tocar um dos ossos, algo geralmente permitido apenas a cientistas.

"Honramos a Etiópia como o berço da humanidade. Na verdade, eu acabei de me encontrar com Lucy, nossa ancestral mais antiga", disse Obama a convidados do jantar. 

"Quando vemos nosso ancestral... somos lembrados que os etíopes, os norte-americanos, todos os povos do mundo são parte da mesma família humana, da mesma cadeia", disse Obama em meio a aplausos.