Topo

Hungria vai fechar fronteira com Croácia

Por Marton Dunai
Imagem: Por Marton Dunai

16/10/2015 11h56

Por Marton Dunai

ZAKANY, fronteira Hungria-Croácia (Reuters) - A Hungria vai fechar a fronteira com a Croácia a partir da meia-noite (horário local) desta sexta-feira para conter o fluxo de milhares de imigrantes que chegam diariamente ao país, anunciou o ministro de Relações Exteriores húngaro, Peter Szijjarto, após uma reunião do gabinete de segurança nacional.

O governo de direita do primeiro-ministro Viktor Orban se comprometeu a proteger os limites húngaros e as fronteiras externas da União Europeia mediante o fluxo de centenas de milhares de imigrantes que, fugindo da guerra ou pobreza, buscam chegar à União Europeia por meio dos Balcãs. Orban é um feroz opositor da imigração e prometeu proteger a Hungria e o que ele chamou de valores cristãos.

A Hungria construiu uma cerca de aço para bloquear toda a rota dos imigrantes ao longo de sua fronteira sul com a Croácia, à semelhança da barreira erguida na fronteira com a Sérvia.

Depois que a fronteira com a Croácia for definitivamente fechada, os imigrantes devem se voltar para o minúscula Eslovênia ou podem ficar presos na Croácia, onde o tempo está ficando mais frio e as autoridades já estão em dificuldades com o grande influxo de pessoas.

De 5 mil a 8 mil imigrantes têm cruzado a fronteira croata a cada dia nas últimas semanas e são enviados em uma maneira organizada pela polícia para a fronteira austríaca. Isso tudo vai chegar a um impasse agora.

Szijjarto disse que a reunião dos líderes da UE em Bruxelas não conseguiu chegar a um acordo sobre uma força comum para proteger as fronteiras da Grécia. Ficou claro, segundo ele, que a Hungria tinha que proteger as fronteiras externas da zona Schengen sem passaporte dentro da União Europeia.

"Portanto, o gabinete de segurança nacional decidiu que a partir de meia-noite... a Hungria vai aplicar plenamente as regras de Schengen, na fronteira com a Croácia", disse ele a repórteres.