Topo

Mulher e crianças morrem em colisão de bote de refugiados em rochas de ilha grega

Refugiados sírios se deitam em terra firme, após cruzar o mar e chegar na ilha grega de Lesbos neste domingo - Yannis Behrakis/Reuters
Refugiados sírios se deitam em terra firme, após cruzar o mar e chegar na ilha grega de Lesbos neste domingo Imagem: Yannis Behrakis/Reuters

De Atenas

25/10/2015 09h47

Uma mulher e duas crianças morreram afogadas quando um bote inflável transportando 63 imigrantes bateu em rochas da ilha grega de Lesbos neste domingo, disseram autoridades da Grécia.

Sete pessoas ainda estão desaparecidas, mas o restante conseguiu chegar à terra firme em segurança, disse uma porta-voz da guarda costeira grega. A nacionalidade das pessoas não estava disponível de imediato.

Dezenas de refugiados, incluindo muitas crianças, morreram tentando fazer a viagem curta, mas perigosa, da Turquia para as ilhas periféricas da Grécia nos últimos meses em botes infláveis muitas vezes superlotados.

Mais de meio milhão de pessoas, muitas delas fugindo da guerra civil na Síria, conseguiram chegar à Grécia por essa rota em seu caminho para países do norte e do centro da Europa.

O presidente da Comissão Europeia, o Executivo da União Europeia, Jean-Claude Juncker, vai se reunir com líderes de alguns países do bloco neste domingo para pressionar por uma resposta coordenada ao fluxo de refugiados antes do início do inverno no continente.

(Reportagem de Michele Kambas)