Topo

Esse conteúdo é antigo

França tem novo recorde diário de mais de 200 mil casos de covid-19

França quebrou recordes de covid-19 várias vezes nos últimos dias - Mehdi Taamallah/NurPhoto via Getty Images
França quebrou recordes de covid-19 várias vezes nos últimos dias Imagem: Mehdi Taamallah/NurPhoto via Getty Images

29/12/2021 13h14

A França está testemunhando um "tsunami" de infecções de covid-19, tendo registrado 208 mil casos novos nas últimas 24 horas, um recorde nacional e europeu, disse o ministro da Saúde, Olivier Verán, a parlamentares nesta quarta-feira.

O país quebrou recordes de covid-19 várias vezes nos últimos dias. Os 180 mil casos de terça-feira já representam a maior cifra de um país da Europa, de acordo com dados disponíveis no site Covidtracker.fr.

"Isto significa que, 24 horas por dia, dia e noite, a cada segundo em nosso país duas pessoas francesas recebem um diagnóstico positivo de coronavírus", explicou Verán. "Nunca vivenciamos tal situação", disse ele, descrevendo o aumento de casos como "estonteante".

A situação dos hospitais já era preocupante por causa da variante delta, alertou o ministro, e o impacto da nova variante ômicron ainda não se fez sentir, algo que ele disse que acabará acontecendo. A gripe complicará as coisas ainda mais para os hospitais, acrescentou.

"Quanto à ômicron, eu não falaria mais em uma onda. Isto é uma correnteza, na qual várias ondas se combinam para formar uma onda maciça."

O número global de infecções de covid-19 atingiu altas recordes nos últimos dias, mostraram dados da Reuters nesta quarta-feira, enquanto a ômicron se dissemina rapidamente, mantendo muitos trabalhadores em casa e sobrecarregando centros de exames.