Topo

Lula diz que aliança com partidos aliados é fundamental para o país

Ex-presidente Lula durante comemoração de 92 anos do partido PCdoB na Câmara Municipal de São Paulo - Nico Nemer/Futura Press
Ex-presidente Lula durante comemoração de 92 anos do partido PCdoB na Câmara Municipal de São Paulo Imagem: Nico Nemer/Futura Press

25/03/2013 22h00

Em meio a possibilidade de racha com o PSB no âmbito nacional, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a manutenção da parceria com o PCdoB e os partidos da base aliada é fundamental para país. "A parceria estratégica entre PCdoB e PT, e os demais partidos da base aliada do governo federal, tem permitido que grandes conquistas sejam alcançadas", afirmou Lula, em discurso de comemoração dos 90 anos do PCdoB na Câmara Municipal de São Paulo.

Com a voz rouca e um discurso escrito, com poucas improvisações, o ex-presidente exaltou a aliança com o PCdoB, que "tirou milhões da miséria e gerou milhões de empregos desde 2003", ano em que o petista chegou ao governo federal. "Não somos apenas aliados, somos companheiros. Não temos apenas interesses em comum, temos as mesmas aspirações", discursou.

O petista não citou outros partidos. O apelo por unidade ocorre em meio às tratativas do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), para concorrer à Presidência da República em 2014.

Lula ainda cometeu uma gafe ao elogiar a parceira que elegeu Fernando Haddad (PT) prefeito de São Paulo e Nádia Campeão (PCdoB) vice-prefeita. "Agora também, na Prefeitura de São Paulo, o PCdoB tem sido importante para mudar a cara da gestão desta cidade, que durante tanto tempo esteve voltada apenas a favorecer uma minoria", disse, ao lado do antecessor de Haddad, o ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), que quase apoiou o candidato do PT na eleição de 2012 e que promete ajudar na reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014.