Topo

Barbosa diz que recursos não devem mudar sentença do mensalão

O presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, em abril nos EUA - Francisco Jordão/FolhaPress
O presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, em abril nos EUA Imagem: Francisco Jordão/FolhaPress

03/05/2013 14h09

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, avaliou nesta sexta-feira (3) que a chance de os embargos de declaração mudarem a sentença do mensalão é muito pequena.

Questionado sobre a possibilidade de esse tipo de recurso mudar as condenações, Barbosa respondeu que "tecnicamente, não". "Embargos de declaração visam simplesmente a corrigir eventuais contradições", afirmou Barbosa, em San José, na Costa Rica, onde participa de um evento internacional sobre liberdade de imprensa da Organização das Nações Unidas (ONU).


Linha do tempo do mensalão; relembre

  • Nelson Jr./TSE

Ao todo, o STF recebeu 26 embargos de declaração - um tipo de recurso em que os réus contestam eventuais obscuridades, omissões ou contradições no julgamento. O prazo para os 25 condenados entrarem com esses embargos terminou na quinta-feira.

"Eu ainda não li nada e não tomei conhecimento do teor de nenhum recurso", disse Barbosa. O ministro esclareceu que vai decidir a respeito da data do julgamento dos embargos a partir da semana que vem, quando estará de volta a Brasília.



Além dos embargos de declaração, os réus condenados no mensalão devem entrar com embargos infringentes - recurso utilizado quando há pelo menos quatro votos pela absolvição. Segundo Barbosa, caberá ao STF decidir se esse tipo de recurso pode ser analisado. "Com relação aos embargos infringentes, o tribunal vai ter que decidir se eles existem ou não, porque há uma lei que votada pelo Congresso Nacional, em 1990, na qual não se tem a previsão da existência desses embargos", disse Barbosa. "E essa é a lei que rege há mais de 20 anos o processo penal nos tribunais superiores no Brasil", completou.