Homens lideram acidentes de trânsito no Brasil, diz IBGE
O percentual de pessoas no país que se envolveu em acidentes de trânsito, com lesões corporais, foi de 3,1% em 2013. A proporção foi bem maior entre os homens (4,5%) do que entre as mulheres (1,8%).
É o que informou nesta terça-feira (2) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que divulgou o segundo volume da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), referente a 2013. O levantamento foi realizado em convênio com o Ministério da Saúde.
O levantamento mostrou, ainda, que os acidentes de trabalho ocorrem preponderantemente entre os homens. No total pesquisado em 2013, 3,4% informaram algum tipo de acidente de trabalho em 12 meses anteriores ao da apuração da pesquisa. Enquanto na população feminina esse percentual é de 1,9%, essa fatia soma 5,1% entre os homens.
Além disso, os acidentes de trabalho ocorrem com mais frequência entre a população não-branca, informou o instituto. Entre os brancos, 2,9% atestaram algum tipo de acidente de trabalho, em 12 meses. Essa fatia sobe para 4,6% entre a população negra; e para 3,7% entre a população parda.
Os atos de violência são mais frequentes nas regiões mais pobres do país. No país, 2,5% informaram ter sofrido algum tipo de violência ou agressão de pessoa conhecida. Esse percentual, porém, foi maior na região Norte (3,2%).
Outros percentuais acima da média nacional foram registrados na região Nordeste (3%); Sul (3%) e Centro-Oeste (2,6%). A região Sudeste foi a única a registrar fatia abaixo da média nacional, com 2%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.