O doleiro é um operador de câmbio que negocia moedas estrangeiras, geralmente dólar (daí o nome). A pessoa atua em mercados paralelos, em uma espécie de sistema bancário informal.
Akhtar Soomro/Reuters
É crime
A atividade é considerada ilegal porque esses indivíduos cobram taxas de moedas estrangeiras fora do que é estipulado pela lei vigente do país e atuam sem registro e sem a autorização do Banco Central.
AMANDA PEROBELLI
O que um doleiro faz no Brasil?
Compra e vende dólar
Envia dinheiro para o exterior para fazer pagamento de importações
Converte dinheiro eletrônico em dinheiro em espécie
Administra caixa 2 de empresas e partidos políticos
Casos de corrupção
Doleiros frequentemente estão envolvidos com políticos brasileiros em escândalos milionários de corrupção ou lavagem de dinheiro. Um caso famoso foi o do doleiro Alberto Youssef, preso na operação Lava Jato em 2014 por desvio de contratos na Petrobras.
Paulo Lisboa/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo
Lavagem de dinheiro
Em crimes de corrupção, doleiros depositam o dinheiro em contas de offshores, empresas sediadas em paraísos fiscais utilizadas para ocultar o dono. Dali, o valor é trazido de volta ao Brasil por meio de transações que aparentam ser legais.
Getty Images
Tem pena
A pena para um doleiro envolvido em práticas criminosas varia entre dois a dez anos de prisão, além do pagamento de multa.
Fábio Motta/Eestadão Conteúdo
Outros mercados
Há doleiros que exercem atividades no mercado de câmbio e turismo, atuando em agências de viagem, casas de câmbio e corretoras de câmbio.
Getty Images/iStockphoto
E o lobista?
Diferente do doleiro, que burla o sistema financeiro, o lobista não é um criminoso, já que sua atuação é fazer pressão e exercer influência para privilegiar certos interesses. Nos EUA, o lobby é uma profissão legal e regulamentada.