Políticas globais

OCDE: O que significa a sigla e para que serve a organização

O que significa

A sigla OCDE vem de Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD, em inglês), que é um órgão internacional composto por 37 países que se dedicam à pesquisa e a estudos para melhorar políticas públicas em áreas como economia, trabalho, ciência e tecnologia, educação, meio ambiente e comércio.
Getty Images

Para que serve

A OCDE desenvolve diretrizes e padrões de políticas públicas globais, desde tomar decisões que os países-membros são obrigados a implementar; fazer recomendações e firmar acordos internacionais, entre outros.
Getty Images

A origem

A organização, que tem sede em Paris (França), foi fundada em 1961 como um desdobramento da OCEE (Organização para a Cooperação Econômica Europeia), criada em 1948 para estimular a cooperação entre países europeus impactados pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Getty Images

Clube dos Ricos

A OCDE também é conhecida como Clube dos Ricos, porque seus integrantes têm elevado PIB per capita (produto interno bruto por habitante) e também elevados indicadores de desenvolvimento humano, representando cerca de 80% do comércio mundial e investimentos.
Getty Images

Brasil

O Brasil, apesar de ser um parceiro-chave desde 1996, não é um membro oficial da OCDE, mas desde 2017 tenta ingressar. Para isso, é preciso provar que mantém práticas econômicas, diplomáticas e comerciais alinhadas com os outros países, e ser aceito pelos 23 comitês que avaliam o desempenho em áreas como comércio e agricultura. O processo dura vários anos.
Sinenkiy/Getty Images/iStockphoto

Vantagem

Ao se tornar um país-membro, é permitido participar de acordos de cooperação que são exclusivos entre os participantes. Assim, o Brasil poderia ganhar mais abertura em termos de relações exteriores com novos parceiros e acordos comerciais.
Getty Images
Publicado em 19 de outubro de 2020.
Edição: Mariana Tramontina

Veja Também