OEA

O que é e para que serve a Organização dos Estados Americanos

O que é

A Organização dos Estados Americanos, ou OEA, é uma organização internacional composta por 35 nações independentes das Américas. Fundada em 1948 e sediada em Washington (EUA), tem como princípio básico o respeito à soberania e à independência dos países do continente americano.
Getty Images

Os Estados americanos consagram nesta Carta a organização internacional que vêm desenvolvendo para conseguir uma ordem de paz e de justiça, para promover sua solidariedade, intensificar sua colaboração e defender sua soberania, sua integridade territorial e sua independência.

Artigo 1° da Carta da OEA

Ações

A OEA tem feito projetos para garantir a paz e a segurança continental, solucionar problemas políticos e econômicos, discutir ações para promover o crescimento econômico e social, organizar ajuda humanitária em caso de catástrofes. Seus principais pilares são a democracia, os direitos humanos, a segurança e o desenvolvimento.
Getty Images

Zelo pela democracia

Um dos objetivos da organização é zelar pela democracia nas Américas. Quando um governo passa por alguma perturbação política, a OEA pode ser acionada para intervir. Durante o impeachment de Dilma Rousseff em 2016, por exemplo, a OEA visitou o Brasil para avaliar se o processo de desenrolava dentro da legalidade.
Pedro Ladeira/Folhapress

Decisões

A Assembleia Geral é o órgão supremo de tomada de decisões da OEA. Ela se reúne uma vez por ano em uma sessão regular e pode convocar sessões extraordinárias. Os países são representados geralmente por seus ministros das Relações Exteriores.
AE

Expulsão de Cuba

Cuba foi suspensa da OEA em 31 de janeiro de 1962, após o seu governo declarar o caráter socialista da Revolução Cubana e se aliar à URSS. A suspensão foi revogada em 2009 pela Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos.
Charles Platiau/Reuters

O caso de Honduras

Já Honduras teve aplicado o Artigo 21 da Carta Democrática Interamericana, suspendendo o direito de participação ativa do país em virtude do golpe de Estado que tirou Manuel Zelaya da presidência hondurenha, em 2009. O país foi readmitido em 2011.
Getty Images
Publicado em 24 de setembro de 2020.
Edição: Mariana Tramontina