À espera da vacina

UOL Explica: Por que demora 20 dias para a CoronaVac ficar pronta?

Por Lucas Borges Teixeira

Como 5,4 mil viram 8,6 milhões

O Butantan recebeu 5,4 mil litros de insumos da China para produzir a CoronaVac ontem (4). Isso deve render 8,6 milhões de doses que, diz o instituto, devem ser distribuídas a partir de 23/02.
Arthur Stabile/UOL

Documentação

Como qualquer processo, tudo começa pela burocracia. Ao receber os insumos da Sinovac, o Butantan analisa o certificado emitido pela fabricante e os registros de toda a cadeia de transporte.
Divulgação/Instituto Butantan

Transporte foi seguro?

O objetivo é garantir que o insumo foi transportado de maneira segura, respeitando a temperatura adequada durante toda a viagem. Esta etapa dura um dia.
Divulgação/Governo de Santa Catarina

Envase

Documentação checada, os insumos, que são concentrados que chegam em bolsas de 200 litros, devem ser liberados para o envase nos frascos-ampola. O envase de cada lote dura de um a dois dias.
Divulgação/Instituto Butantan

Quanto rende?

Cada bolsa de 200 litros rende cerca de 32 mil frascos-ampola --e cada um deles, por sua vez, rende de dez a 12 doses da vacina, a depender do envase.
Marcelo Justo/UOL

Testagem

Paralelamente ao envase, assim que o material é recebido, o instituto separa amostras de cada um dos lotes para fazer testes de segurança dos insumos.
Divulgação/Instituto Butantan

Para garantir

São mais de dez testes. Um deles é o principal responsável pelo tempo geral de produção: o teste de esterilidade, que avalia se o material está livre de contaminação microbiana e leva 14 dias.
Divulgação/Instituto Butantan

Rotulagem

Com o conteúdo envasado e os testes liberados, resta rotular as doses por lote, embalá-las nas caixas e armazená-las na temperatura adequada --um processo que não dura mais que dois dias.
Divulgação/Instituto Butantan

20 dias

Por isso, ao todo, o instituto estima cerca de 20 dias para a distribuição segura das doses. Atualmente, o Butantan tem quase 400 funcionários dedicados à CoronaVac.
Amanda Perobelli/Reuters
Publicado em 05 de fevereiro de 2021.
Edição: Luciane Scarazzati
Fonte ouvida: Arthur Nunes, gerente de Garantia da Qualidade do Instituto Butantan