'Thanksgiving'

Dia de Ação de Graças: Não se comemora no Brasil?

Gratidão

A data é uma tradição que vem da época de colônia inglesa. Inicialmente, a festa era uma oportunidade de celebrar o fim da colheita e fazer oração por bênçãos para viagens seguras e vitórias militares. Com o tempo, o objetivo principal se tornou relembrar e prestar gratidão por tudo que aconteceu no ano que se passou.
iStock

Tradição internacional

O Dia de Ação de Graças é uma das datas mais importantes dos Estados Unidos e do Canadá. Enquanto nos EUA é celebrado todo ano na 4ª quinta-feira de novembro, no Canadá a data é diferente: na 2ª segunda-feira de outubro.
iStock

E no Brasil?

A comemoração foi instituída no Brasil pela Lei 781, de 1949, sugerida pelo embaixador Joaquim Nabuco durante o governo de Gaspar Dutra. Mas nem todos comemoram o Dia de Ação de Graças. Geralmente, o dia de agradecimento fica a cargo de algumas igrejas protestantes ou de famílias com origem norte-americana.
iStock

Colônia portuguesa

O principal motivo pela falta de comemoração do Dia de Ação de Graças no Brasil envolve a sua origem. Como o Brasil foi colonizado por Portugal, e não pela Inglaterra, a maioria dos costumes e celebrações veio da cultura portuguesa, juntamente com as influências africanas e indígenas.
Getty Images

Feriado nacional

Nos EUA, acredita-se que a primeira celebração aconteceu em 1621 com uma festa de três dias realizada pelos peregrinos que chegaram ao país com os ameríndios que trabalharam na colheita. A data foi declarada feriado nacional no país pelo presidente Abraham Lincoln em 1863, durante a Guerra Civil.
iStock

Tradução

O nome em inglês 'Thanksgiving' vem da junção da palavra 'thanks' (obrigado) com o verbo 'give' (dar), representando a ação de dar graças por tudo aquilo que se foi feito durante o ano.
iStock

Maior que o Natal

A tradição é que durante todo o dia sejam preparadas comidas especiais dessa data como peru, pão recheado, purê de batatas, nozes, cranberries e torta de abóbora e de maçã. O tom familiar do Thanksgiving faz com a celebração seja, em algumas regiões dos Estados Unidos, mais importante até mesmo que o Natal e o Ano Novo.
iStock
Publicado em 26 de novembro de 2020.
Edição: Mariana Tramontina