Processo de impeachment

UOL e Folha promovem debate com líderes de atos antigoverno

Debate encerrado

A discussão com lideranças dos movimentos contra o governo Dilma foi encerrada.

Líderes dos protestos defendem privatização e redução da maioridade penal

O líder do QueroMeDefender, Cláudio Camargo, afirmou ser a favor da redução da maioridade penal e do porte de arma e criticou o Estatuto do Desarmamento. Fernando Holiday, do Movimento Brasil Livre, se diz a favor da privatização de empresas estatais e do neoliberalismo. Questionados sobre o motivo de não defenderem essas pautas nas manifestações, eles afirmaram que essas questões não seriam debatidas no atual governo. "É necessário que se expurgue do governo o PT para que essas pautas sejam debatidas", afirmou Holiday. 

Movimentos contrários não se sentem representados pela oposição

Camargo e Holiday afirmam que seus grupos e os insatisfeitos com o governo de maneira geral não se sentem representados pelos políticos eleitos, nem mesmo pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG). O tucano foi derrotado por Dilma nas urnas em outubro passado e é um dos líderes da oposição. Eles também são contrários à intervenção militar.

Cláudio Camargo criticou Lula

Cláudio Camargo, do QueroMeDefender, por duas vezes criticou o ex-presidente Lula por uma frase sobre os protestos. “Nós sabemos brigar também, sobretudo quando o Stédile colocar o exército dele na rua”, disse Lula ao se referir ao líder do MST. Camargo afirma que o ex-presidente colocou “povo contra povo”.

Movimento Brasil Livre vive de doações

O movimento Brasil Livre é financiado por doações. Fernando Holiday é ex-estudante de Filosofia. Atualmente ele só me dedica ao grupo e diz estar procurando emprego. Ele nega que o movimento seja ligado a partidos. 

Dilma não governa Brasil, diz militante do movimento Brasil Livre

"A presidente Dilma Rousseff (PT) não governa o país, a verdade é que quem governa é Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Renan Calheiros (PMDB-AL), ela está lá como uma rainha Elizabeth 2ª", declarou Fernando Holiday, do Movimento Brasil Livre. 

Movimentos diferentes podem ser unir contra governo Dilma

Apesar das divergências, os líderes dos movimentos admitem que os grupos podem se unir em uma frente ampla contra o governo Dilma. "Se nós não unirmos, vamos perder a batalha pelo país", disse Cláudio Camargo, do QueroMeDefender.

Marcello Reis, do Revoltados Online, não participa do debate

O líder do movimento Revoltados Online, Marcello Reis, foi convidado e confirmou participação, mas não compareceu ao evento. 

QueroMeDefender quer fim da corrupção

Já Cláudio Camargo, do QueroMeDefender, defende que o movimento que um "basta" contra a corrupção e a impunidade. Ele defende a redução do número de ministérios do governo Dilma.

Movimento Brasil Livre quer impeachment

Fernando Holiday, do Movimento Brasil Livre, disse que o grupo quer o impeachment da presidente Dilma Rousseff e vai participar no novo protesto marcado para o dia 12 de abril para pedir isso. 

Debate sobre manifestações começou

Começou agora o debate sobre os protestos contra o governo Dilma. Participam do evento Cláudio Camargo, do movimento QueroMeDefender, e Fernando Holiday, do Movimento Brasil Livre.

Debate começa em instantes

O evento vai demorar alguns minutos para começar por conta do atraso de alguns participantes do debate.

Dilma mudou o discurso após os protestos

A presidente Dilma antes das manifestações afirmava os pedidos de impeachment eram ma tentativa de forçar o “terceiro turno”, mas após os protestos admitiu que o “governo tem obrigação de abrir o diálogo”. Leia Mais

Imprensa internacional destacou protestos

As manifestações contra o governo Dilma também ganharam a atenção da imprensa internacional que comparou os protestos com os de junho de 2013 e atribuiu ao movimento recente uma feição mais elitista. Leia Mais

Datafolha: maioria foi às ruas contra corrupção

Pesquisa Datafolha aponta que a principal motivação das pessoas que participaram das manifestações do último dia 15 foi para protestar contra a corrupção no país. O levantamento mostra que 47% dos entrevistados mencionaram isso como o motivo para ir às ruas, 27% deles pediam o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Leia Mais

Manifestações contra governo Dilma tomaram as ruas no dia 15

No dia 15 de março, em São Paulo, o protesto atraiu 210 mil pessoas para a avenida Paulista, segundo cálculo do Instituto Datafolha. Foi a maior manifestação política da capital paulista depois da campanha das Diretas-Já, em 1984. No mesmo dia, houve protestos em 153 cidades, incluindo as capitais de todos os Estados e Brasília.

Evento acontece no Tucarena, em São Paulo

A discussão terá mediação da repórter especial Patrícia Campos Mello e a participação do jornalista Josias de Souza, blogueiro do UOL. O debate, aberto ao público, será no Tucarena (rua Monte Alegre, 102, Perdizes, São Paulo), às 15h. O evento terá transmissão do portal UOL. A entrada é grátis e sujeita à lotação do auditório. Leia Mais

UOL e Folha promovem debate com líderes nesta segunda-feira (30)

O portal UOL e a "Folha" promovem nesta segunda-feira (30), a partir das 15h, um debate com os líderes dos grupos anti-Dilma que vêm promovendo atos contra o governo pelo país. Participam do evento Marcello Reis, do Revoltados Online, Cláudio Camargo, do QueroMeDefender, e Fernando Holiday, do Movimento Brasil Livre. Leia Mais

Perfis dos grupos

Mais sobre o impeachment

Últimas notícias

Últimos vídeos

UOL Cursos Online

Todos os cursos