Ao vivo

Eleições 2024 ao vivo: siga resultados e repercussão da apuração

PF prende 24 pessoas por compra de votos em Nilópolis (RJ)

A Polícia Federal prendeu em flagrante 24 pessoas na noite deste sábado (5) por tentativa de compra de votos em Nilópolis, na Baixada Fluminense. Os presos atuavam na eleição municipal como cabos eleitorais de um candidato a prefeito. Os policiais apreenderam ainda R$ 63 mil em espécie, um carro e uma pistola, além de uma lista com nome de eleitores que receberiam para vender seus votos.

"Enquanto existir democracia, existirá o direito de o povo escolher", diz Lula

Saulo Pereira Guimarães, em São Paulo

Ricardo Nunes (MDB) vota em São Paulo ao lado de Tarcísio de Freitas (Republicanos)

Ricardo Nunes (MDB) votou por volta de 10h deste domingo (6) na escola estadual Dom Duarte Leopoldo e Silva, no Socorro, Zona Sul de São Paulo. Candidato a reeleição, o prefeito votou acompanhado da primeira-dama, Regina Nunes. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Milton Leite (UB), e Mello Araujo (PL), vice na chapa de Nunes, o acompanharam no local. Em entrevista após o voto, ele reiterou a confiança na vitória e confirmou que deve acompanhar a apuração no Edifício Joelma, no Centro, a partir das 16h. O prédio abriga a sede do seu comitê de campanha. "Espero que tenhamos um dia tranquilo, diferente do período eleitoral, que foi marcado por agressividade, ataques, mentiras e fake news", disse Nunes.

Leandro Chemalle/Thenews2/Folhapress
Leandro Chemalle/Thenews2/Folhapress

Eleições 2024: quem tem prioridade na fila para votar?

O primeiro turno das eleições municipais de 2024 teve início às 8h deste domingo (6) e os eleitores podem votar até as 17h (horário de Brasília). Durante esse período, a votação segue a ordem de chegada, mas algumas categorias têm preferência garantida por lei, conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).Entre os grupos que possuem prioridade estão candidatos, juízes eleitorais e auxiliares, servidores da Justiça Eleitoral, promotores eleitorais, policiais militares em serviço, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, lactantes, doadores de sangue, além de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, obesidade, enfermidades ou transtorno do espectro autista.

Boulos vota em São Paulo acompanhado de familiares e lideranças políticas: "Nosso desafio é derrotar o ódio e a mentira".

O candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), votou nesta manhã de domingo (6) às 9h30, em um colégio eleitoral da capital paulista. Ao lado de Boulos, estiveram sua esposa e suas filhas. A votação também contou com a presença de figuras importantes da política nacional, como a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e Marta Suplicy, candidata à vice-prefeita na chapa de Boulos. O ato de votar foi marcado pelo apoio das lideranças, em um gesto de unidade e força na reta final das eleições municipais."Eu e a Marta não aparecemos na periferia apenas para pedir votos; temos um compromisso, um projeto, e estarei na periferia no futuro como prefeito, se Deus quiser", disse o candidato após sua votação. "Nossa missão é colocar São Paulo no lugar que ela merece. A cidade acompanhou que esta não foi uma eleição comum; vimos a marca da mentira, do ódio, algo que São Paulo não merece. Esta sempre foi uma cidade que respeitou a democracia e continuará sendo, se depender de nós. Nosso desafio é derrotar o ódio e a mentira, e isso estará em jogo nas urnas. Nossa parte já foi feita, agora é com vocês", finalizou.

Ana Bimbati/UOL
Ana Bimbati/UOL

Luis Adorno, no Rio de Janeiro

Eduardo Paes vota no Rio com expectativa de se reeleger no primeiro turno

O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD) chegou ao Gávea Golf Club, na zona sul da cidade, para votar às 8h50 deste domingo (6), com expectativa de que não tenha segundo turno na eleição deste ano para a prefeitura.Ele chegou no colégio eleitoral de mãos dadas com a mulher, Cristiane Paes, e acompanhado dois dois filhos, genro e, também, do candidato a vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD).Com 54% das intenções de voto na pesquisa Datafolha mais recente, o candidato à reeleição perdeu cinco pontos percentuais entre 19 de setembro e 3 de outubro."Eu espero muito poder vencer hoje, poder continuar o trabalho que a gente vem fazendo", afirmou logo depois de votar. Paes acrescentou que está "feliz, animado e otimista".

Luís Adorno/UOL
Luís Adorno/UOL

Fabíola Perez, em São Bernardo do Campo (SP)

Lula vota em São Bernardo do Campo (SP)

O presidente Lula votou em São Bernardo do Campo (SP) neste domingo. "Brasileiros não precisam ser governados, precisam ser cuidados. Enquanto existir democracia, existirá o direito de o povo escolher. Para o bem ou para o mal, é sempre o povo que vai escolher. E se ele tiver boas informações ele sempre vai escolher para o bem. O que a gente não pode é permitir que o povo vote desinformado", disse o presidente. Lula falou à imprensa ao lado dos candidatos à prefeitura das cidades de São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá e Santo André. O presidente segue depois para a base aérea de Guarulhos para encontrar os repatriados do Líbano.

Fabíola Perez/UOL
Fabíola Perez/UOL

Carlos Madeiro, colunista do UOL

Polícia apreende dinheiro escondido na cueca do pai de um candidato a vereador em AL

A PM apreendeu, nesta sábado, dinheiro escondido na cueca de um pai de candidato a vereador de Campo Alegre (AL). O valor, R$ 3.029, estava dentro de um envelope. O suspeito estava em uma camionete, e segundo a polícia, ao perceber a aproximação, tentou fugir, mas estancou o carro algumas vezes. No veículo também estavam vários santinhos e adesivos eleitorais, além de folhas contendo lista de nomes de possíveis eleitores com valores a receber. Ele foi levado para a Polícia Civil e vai responder por crime eleitoral.

PM-AL/Divulgação
PM-AL/Divulgação

Transporte gratuito nas eleições

Neste ano, 25 capitais brasileiras disponibilizam transporte gratuito no dia da eleição. Em São Paulo (foto) trens da Via Mobilidade, ViaQuatro, Metrô e CPTM estão com catraca liberada hoje. Nos ônibus, os passageiros podem passar o Bilhete Único normalmente, mas a tarifa não será descontada. A gratuidade também vale para os ônibus intermunicipais rodoviários, gerenciados pela Artesp. Consulte no link abaixo como é a gratuidade em outras cidades.

Leandro Chemalle/Thenews2/Folhapress
Leandro Chemalle/Thenews2/Folhapress

Eleitores relatam dificuldade para justificar voto online

Usuários do Bluesky reclamam que não conseguem usar o aplicativo e-Título para justificar o voto. "Aguarde e tente novamente", diz a mensagem no app. Ao tentar usar a ferramenta, os eleitores se deparam com um aviso que diz que "os canais de atendimento estão esgotados. Aguarde e tente novamente em instantes". Outras pessoas recebem um código de erro.

Ruben Berta, no Rio de Janeiro

"Vai vir uma grande surpresa no segundo turno", diz Ramagem

O candidato do PL à Prefeitura do Rio, Alexandre Ramagem, votou em um colégio na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, por volta das 8h. Ele estava acompanhado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Carlos Bolsonaro e nomes do partido, como o deputado Altineu Côrtes e o senador Carlos Portinho. Ramagem mostrou nas últimas semanas uma reação nas pesquisas, após conseguir colar sua imagem na do ex-presidente. Mas ele ainda se mantém distante do atual prefeito, Eduardo Paes (PSD), que tem grande chance de ganhar a eleição no primeiro turno. Apesar disso, o candidato do PL se mantém otimista: "Vai ser uma grande surpresa no segundo turno", disse Ramagem em frente à seção.

Marcelo Fonseca/Folhapress
Marcelo Fonseca/Folhapress

Eduardo Militão, em Brasília

Eleitores são recebidos com café da manhã em seções eleitorais em Luziânia (GO)

Quem chegou cedo a seções eleitorais em Luziânia (GO), no entorno de Brasília, teve direito a café da manhã com bolo, pão de queijo e suco. Os ônibus gratuitos da cidade circulam normalmente, e a votação segue tranquila. Na maior cidade do entorno de Brasília, o prefeito Diego Sorgatto (União) tenta a reeleição com apoio do governador Ronaldo Caiado e do PT local. Na outra ponta, o vereador Waltinho Roriz Queiroz (PL) concorre com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Já a capital federal Brasília não tem eleições municipais.

Eduardo Militão/UOL
Eduardo Militão/UOL

Filha de médico usado em laudo falso pede inelegibilidade de Marçal

Carla Maria de Oliveira e Souza, filha do médico José Roberto Souza, entrou com uma ação popular ontem pedindo a inelegibilidade de Pablo Marçal. O candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo publicou um laudo com uma falsa assinatura do médico, morto em 2022, sobre suposta internação do adversário Guilherme Boulos (PSOL) por uso de cocaína. Na ação, ela alega que Marçal usou de falsidade ideológica para atacar o rival, pede ele seja impedido de concorrer e que os votos recebidos por ele sejam suspensos ou anulados.

Flávio Bolsonaro vota no Rio

O senador Flávio Bolsonaro e a esposa, Fernanda Bolsonaro, votaram há pouco, no Rio de Janeiro. Ele segue para encontrar o pai, Jair Bolsonaro, Alexandre Ramagem, candidato à prefeitura, e seu irmão, Carlos Bolsonaro.

Divulgação
Divulgação

Fabíola Perez, em São Bernardo do Campo (SP)

Padilha diz que frente ampla vai derrotar bolsonarismo

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou na manhã deste domingo que a eleição significa "a vitória da verdade sobre a mentira". Ele disse ainda que a frente ampla, segundo ele, montada pelo governo, vai derrotar "o bolsonarismo em seu ninho". "A verdade vai vencer aqueles que tentaram perverter o processo democrático brasileiro". O ministro disse também que no ano que vem deputados e senadores devem se debruçar sobre a legislação eleitoral para evitar a disseminação de informações falsas. "Acredito que vá ser um tema prioritário para que a verdade prevaleça e não as perversões", afirmou.

Fabíola Perez/UOL
Fabíola Perez/UOL