Topo

Será que o empreendedorismo faz parte do seu destino?

"Não embarque na vida de empreendedor porque outra pessoa acha que você deveria", diz Branson - iStock
"Não embarque na vida de empreendedor porque outra pessoa acha que você deveria", diz Branson Imagem: iStock

Richard Branson

29/07/2016 00h02

P.: Você acredita em feng shui? Foi-me dito por um mestre em feng shui que tenho aptidão para uma carreira de negócios.

Trabalho há muitos anos, mas não tenho grandes realizações das quais me gabar e nem muito dinheiro no banco. Agora estou ficando inquieto. Como saber se estou realmente destinado a me tornar um empreendedor?

–Thomas Chee, Malásia

R.: Anos atrás, quando a Virgin Records realmente começou a decolar, nossa equipe começou a olhar para o mercado japonês como possível local para expansão. Eu adorava visitar o país e ficava fascinado com os costumes diferentes envolvidos em fazer negócios ali. Foi durante essas viagens iniciais que fui exposto pela primeira vez aos princípios do feng shui.

Popular em muitas partes da Ásia, o feng shui é uma disciplina chinesa que postula que a harmonia e o sucesso podem vir com o alinhamento e arranjo apropriado de interiores.

No Japão, algumas de nossas reuniões mais importantes ocorriam em hotéis opulentos, e eu notava que o ambiente era arranjado de certo modo. As bebidas eram colocadas em mesas de certa forma, e plantas eram cuidadosamente posicionadas na sala. As pessoas com quem me encontrava estavam sempre bem vestidas de terno e gravata. Tenho que admitir que meu cabelo longo e despenteado, barba e suéteres pareciam deslocados! Mesmo assim, encontramos formas de trabalhar juntos em tudo, de discos a jogos de computador. Talvez o feng shui estivesse trabalhando a nosso favor.

De lá para cá, eu aprendi que feng shui pode ser traduzido como "vento e água", dois elementos que temos em abundância na Ilha Necker, onde vivo. De fato, você pode me encontrar com frequência pegando vento nas ondas enquanto pratico kitesurfe ao redor do recife. Estar em harmonia com a natureza é uma das coisas que mais amo a respeito de Necker. É claro, estou sempre aberto a um pouco de caos para sacudir as coisas, mas gosto de pensar que na ilha, nosso estilo particular de feng shui está em ordem.

Gerar um ambiente harmonioso é uma boa ideia para qualquer negócio. Você pode trabalhar em qualquer lugar, mas pode ser mais fácil em um ambiente adequado e estimulante. Minha esposa, Joan, é um gênio na criação de maravilhosos espaços para trabalhar e brincar. Os prédios e áreas de living de inspiração balinesa são um bom exemplo da visão dela.

E cada projeto de design do Virgin Group, de nossas academias Virgin Active às nossas salas da Virgin Money e quartos dos Virgin Hotels, vem com cuidadosa atenção aos detalhes. Nós queremos assegurar que as pessoas se sintam inspiradas.

Provavelmente não é uma boa ideia dar ouvidos apenas a um mestre de feng shui em assuntos de carreira. Como você está à procura de conselhos sobre seu futuro, seria bom conversar com as pessoas em quem você confia, como sua família e entes queridos (minha mãe é sempre a primeira para quem ligo). Se você está considerando abrir um negócio, a reação delas pode servir como primeira rodada de pesquisa de mercado. Conte a elas sobre suas ideias e você provavelmente terá um feedback honesto. É claro, no final a única opinião que realmente importará é a sua própria.

Você mencionou que está trabalhando há muitos anos sem realizar nada significativo, o que achei ser uma declaração interessante. Aposto que se perguntar aos seus colegas, eles poderiam citar várias de suas realizações. Para ser um empreendedor bem-sucedido, você precisa contar com autoconfiança e a habilidade de vender a si mesmo, tanto quanto seu produto, de modo que lembre-se de permanecer positivo!

Se um mestre em feng shui acredita que você tem aptidão para a vida de empreendedor, isso é ótimo, mas pergunte a si mesmo: você realmente acredita? Você tem pique para trabalhar até tarde da noite e acordar cedo? Está pronto para aceitar um fracasso atrás do outro até aprender com seus erros e encontrar o sucesso? Está preparado para um passeio de montanha-russa como nenhum outro, assumindo riscos calculados para atingir seus sonhos?

Se a resposta para todas essas perguntas é sim, então você leva jeito. A vida de empreendedor é tudo o que conheço e não posso recomendá-la o bastante. Mas não embarque nela porque outra pessoa acha que você deveria. Assegure-se de ter uma ideia na qual acredita, assim como um plano para transformá-la em realidade.

Em algum momento, todo mundo tem que tomar uma decisão a respeito de dar o salto e seguir seus sonhos. Será que esse momento chegou para você, Thomas? Só você pode responder isso.