Trocar o carro pela bicicleta, caminhada ou pelo transporte público no dia a dia traz uma série de benefícios à saúde. Ajuda a combater o sedentarismo, a emagrecer e a evitar várias doenças como o câncer, segundo médicos, cientistas, ciclistas e pedestres inveterados, que relataram em pesquisas...
Um estudo britânico diz que caminhar, pedalar ou até tomar condução para o trabalho é melhor para o bem-estar do que dirigir. A pesquisa das universidades de East Anglia (UEA) e York observou 18 mil pessoas durante uma década.
Neste domingo (22), o Dia Mundial Sem Carro volta a propor uma reflexão sobre a dependência dos automóveis nas metrópoles e pede que nesse dia as pessoas deixem espontaneamente seus carros na garagem. é certamente uma das datas mais esperadas pelos cicloativistas, que tentam convencer a parcela...
Pioneira na implantação de ciclovias no país, a capital paranaense começou a construir sua rede de 118 km em 1977. à época, porém, elas visavam o lazer, ligando o espaço urbano a parques e bosques da cidade. Ao longo da década de 1980, a rede cresceu, mas as vias mantiveram o perfil prioritário...
O maior empecilho à ampliação da rede de ciclovias em cidades como São Paulo é a prioridade que os automóveis têm no trânsito urbano, afirma o arquiteto e urbanista Fabiano Borba Vianna, mestre pela USP (Universidade de São Paulo) e professor da PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do...
O Rio de Janeiro é a única cidade da América Latina incluída no ranking elaborado pela consultoria dinamarquesa Copenhagenize, que lista as cidades mais amigáveis ao trânsito de bicicletas. Em 2013, ocupou a 16ª posição da lista, novamente encabeçada pela capital holandesa, Amsterdã. Com isso,...
Em média, 45% dos acidentes fatais com ciclistas em São Paulo acontecem em avenidas. Em 2010, foram 24 vítimas neste tipo de via; em 2011, 21, e no ano passado, 20. Os dados obtidos pelo UOL junto à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), via Lei de Acesso à Informação, dão conta de que as...
Segundo dados obtidos pelo UOL sobre a localização dos acidentes fatais com ciclistas entre 2010 e 2012, o Jardim Helena, no extremo da zona leste de São Paulo, é o bairro com maior incidência de mortes no período. Localizado entre a rodovia Ayrton Senna e a linha 12 Safira da CPTM, com 9,2 km²,...
Ciclistas também devem seguir normas do Código de Trânsito Brasileiro ao compartilhar a rua com motos, carros, ônibus e caminhões. Veja abaixo algumas orientações.
Um ciclista morre por semana no trânsito de São Paulo. Em 2012, foram 52 óbitos, 6,1% a mais do que o número registrado no ano anterior. Os dados foram obtidos pela reportagem do UOL via Lei de Acesso à Informação junto à CET (Companhia de Engenharia e Tráfego) de São Paulo.
Dos 150 acidentes fatais com ciclistas no trânsito de São Paulo ocorridos entre 2010 e 2012, quase um terço foi nas ruas da zona leste. Essa é uma das conclusões dos dados obtidos pela reportagem do UOL via Lei de Acesso à Informação junto à CET (Companhia de Engenharia e Tráfego) de São Paulo,...