Vamos fugir? Veja os exoplanetas habitáveis que intrigam astrônomos

Do UOL, em São Paulo

As buscas por vida fora da Terra e por locais onde nossa civilização possa morar em uma utópica e distante fuga são antigas, por isso a descoberta de um planeta aqui "pertinho" potencialmente habitável e bem parecido com a Terra deixou astrônomos animados.

Batizado de "Proxima b", o corpo celeste é o mais próximo do nosso Sistema Solar a poder ter vida.

É uma descoberta e tanto, mas existem muitos outros exoplanetas que intrigam a ciência --nada menos que 3.500 deles já foram confirmados orbitando estrelas fora do nosso sistema.

Relembre abaixo alguns de nossos vizinhos, distantes ou não, que podem vir a nos servir de morada.

ESO

1

Proxima b

A descoberta mais promissora dos últimos anos. Localizado na estrela mais próxima do nosso Sol, a Proxima Centauri, este corpo celeste está a apenas 4,2 anos-luz da Terra, tem cerca de 30% mais massa do que a Terra e completa uma volta em torno de sua estrela a cada 11,2 dias terrestres. Pela zona onde se encontra em seu sistema, cientistas acreditam que possa haver água líquida e, quem sabe, vida. Será?
ESOM. Kornmesser

Trio de Trappist-1

A descoberta foi anunciada recentemente, na "Nature": a estrela-anã fria Trappist-1, que fica a "apenas" 40 anos-luz da Terra, tem em seu sistema três planetas considerados habitáveis, por terem tamanho e temperatura semelhantes aos de Vênus e da Terra. A volta que eles dão em torno da estrela é rápida --1,5 dia terrestre, 2,4 dias terrestres e 4 a 73 dias terrestres, respectivamente. Era a nossa maior chance de vida extraterrestre até descobrirem o Proxima b.
NASA/W. Stenzel

Os Kepleres

Dos 2.740 exoplanetas apelidados de Kepler, por terem sido achados pelo telescópio da Nasa de mesmo nome, cerca de 30 são considerados habitáveis. O Kepler-186f, por exemplo, tem diâmetro semelhante ao da Terra, fica em zona habitável e um ano lá dura 130 dias terrestres. Pena que está a 500 anos-luz de nós. Já o Kepler-22b, descoberto em 2011, é mais parecido com o nosso planeta, com temperatura média de 22ºC, embora seja 2,4 vezes maior e tenha um ano de 290 dias terrestres. Também fica longe, a 600 anos-luz. Em 2013, o telescópio achou mais três exoplanetas habitáveis e com chance de vida, mas eles estão ainda mais distantes.