Carla Araújo

Carla Araújo

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Lula foi transferido em avião da FAB sem UTI para agilizar atendimento


Depois de passar por exames médicos no Sírio-Libanês em Brasília e ser constatado um sangramento que necessitaria de cirurgia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi transferido para São Paulo no avião presidencial, na noite de ontem, acompanhado por médicos, mas sem uma estrutura hospitalar de UTI.

Segundo apurou a coluna, os médicos chegaram a solicitar um equipamento completo de UTI para então realizar a transferência, mas o processo de montagem levaria de três a quatro horas.

A avaliação nos médicos no momento foi de que o presidente poderia ir acompanhado porque seria melhor não esperar todo esse tempo para a cirurgia.

Lula, de 79 anos, foi submetido a uma cirurgia de emergência na madrugada desta terça-feira (10) para drenagem de uma hemorragia intracraniana após sentir dor de cabeça.

Auxiliares do presidente ouvidos pela coluna relataram que todo o processo de hospitalização e transferência "foi tenso". Além dos médicos do Sírio de Brasília, Lula foi acompanhado pela primeira-dama, Janja.

A previsão é que o presidente permaneça por pelo menos 48 horas internado, mas fontes dizem acreditar que Lula precisará de mais tempo de descanso e pode até mesmo despachar de São Paulo, antes de ter que fazer outra viagem de avião. Em coletiva na manhã desta terça-feira, os médicos disseram que o presidente pode ter alta só na semana que vem.

Uma fonte próxima ao presidente disse que, para além do quadro de saúde que inspira cuidados, há uma apreensão sobre o estado emocional do presidente, que já tinha ficado bastante abalado com a queda que sofreu no banheiro em 19 de outubro no Alvorada.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.