Topo

Josias de Souza

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Lula sinaliza participação de Simone Tebet no ministério caso seja eleito

07.out.2022 - O candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o vice Geraldo Alckmin, (PSDB), se encontram com Simone Tebet (MDB-MS) que declara apoio a o Lula no segundo turno, em hotel na região central de São Paulo. - TOMZÉ FONSECA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
07.out.2022 - O candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o vice Geraldo Alckmin, (PSDB), se encontram com Simone Tebet (MDB-MS) que declara apoio a o Lula no segundo turno, em hotel na região central de São Paulo. Imagem: TOMZÉ FONSECA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

07/10/2022 17h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ao discursar no ato de formalização do apoio de Simone Tebet à sua candidatura, Lula sinalizou a intenção de levar a candidata derrotada do MDB à Esplanada dos Ministérios, caso seja eleito para um terceiro mandato. "Espero que esteja junto para executar o que propõe", declarou.

Lula anunciou a decisão de incorporar ao seu programa de governo as cinco sugestões encaminhadas por Simone. Embora a articulação não tenha passado por uma discussão explícita sobre a eventual participação da senadora num hipotético governo petista, Lula soou peremptório.

"Essa tua decisão de apoiar a nossa candidatura, eu queria que você soubesse que não é só uma decisão de apoiar", declarou o presidenciável petista. "É uma decisão que eu penso que você vai levar ela ao ponto de saber que nós precisamos de você para ajudar construir e reconstruir o Brasil."

Simone já havia anunciado há dois dias sua opção por Lula. Mas teve o cuidado de aguardar por uma definição sobre suas propostas antes de se deixar fotografar ao lado do neo-aliado. Ao discursar, declarou que a equipe de Lula acabara de "incorporar todas as sugestões" ao programa de governo.

A senadora adicionou à sua fala o fator democrático: "Esse não era um encontro agendado pela história, mas é exigido por ela. Nós temos nossas diferenças políticas e econômicas, mas elas são infinitamente menores do que o que nós une. O que está em jogo aqui é algo muito maior. O que nos une é o nosso amor mais profundo ao Brasil, o nosso respeito incondicional à democracia."

Simone Tebet participará de atos de campanha ao lado de Lula e Geraldo Alckmin, candidato a vice na chapa petista.