Josias de Souza

Josias de Souza

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Marçal dá tiro no pé: 'Mulher não vota em mulher, é inteligente'

Mestre da manipulação de vídeos editados para expor rivais ao ridículo nas redes sociais, Pablo Marçal exagerou na maestria. Afagou Tabata Amaral no debate UOL-Folha. Disse que, abandonando o esquerdismo, a candidata seria sua secretária da Educação, porque é "brilhante" nessa área. Parecia decidido a seduzir o eleitorado de uma adversária que rala no segundo pelotão da corrida à Prefeitura de São Paulo.

De repente, fustigado por Tabata, Marçal evoluiu da delicadeza para a grosseria tradicional. Desferiu algo muito parecido com um tiro de bazuca no próprio pé. "Tabata, se mulher votasse em mulher, você ia ganhar no primeiro turno", disparou. "A mulher não vota em mulher, mulher é inteligente." Com esse par de frases, o franco-atirador da campanha presenteou os adversários com um autoataque, um antirrecorte.

Levantou a bola para Guilherme Boulos cortar: "Lamento a fala preconceituosa do Marçal, insinuando que quem vota em mulheres teria menos inteligente". E Tabata: "A única coisa que disparou nessa eleição foi a sua rejeição".

No Datafolha, 48% dos eleitores rejeitam Marçal. No eleitorado feminino, a ojeriza vai a 53%. O bom senso indica que, a seis dias da eleição, um candidato que ainda ambiciona uma vaga no segundo turno deveria incluir na sua estratégia acenos para os não convertidos. Mas Marçal tem dificuldades para mesclar seu conhecido belicismo com o refinamento da moderação.

O tiro no pé é consequência direta da aposta no vale-tudo. Chamado de candidato-bet, numa referência aos viciados em jogos eletrônicos, Marçal aposta alto. Num instante em que roça os calcanhares de Guilherme Boulos, numericamente atrás de Ricardo Nunes, o mais sensato seria que incluísse na sua equação um cálculo de probabilidades. Mas um apostador contumaz não costuma fazer concessões à sensatez. Age como se tivesse certeza da vitória. No domingo, as urnas revelarão o resultado da aposta.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.