Topo

Reinaldo Azevedo

Coronavírus, gripe e dengue: Brasil poderá viver a "tempestade perfeita"

Colunista do UOL

02/04/2020 12h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Brasil deve ser atingido por uma "tempestade perfeita" nos próximos dois meses. Isso porque parte do país deve enfrentar um aumento da incidência de três doenças: a Covid-19, causada pelo novo coronavírus, a gripe comum e a dengue.

A expressão "tempestade perfeita" foi usada na semana passada por Wanderson Oliveira, secretário nacional de Vigilância em Saúde, quando alertou, em entrevista coletiva, que "vamos ter o coronavírus, que é novo, vamos ter a influenza [gripe], que é rotina todo ano, e também vamos ter o pico da dengue... Estamos com três epidemias simultâneas".

O aumento dessas três doenças pode impactar ainda mais o sistema de saúde brasileiro. A tendência é que subam os números de atendimentos e internações por quadros graves, pressionando os recursos do sistema de saúde pública.

Se, por um lado, as infecções por coronavírus estão aumentando — já são 245 mortes e mais de 6,8 mil casos confirmados até esta quinta (2) —, por outro, a incidência de dengue, transmitida pelo velho conhecido mosquito Aedes aegypti, também tem registrado um crescimento preocupante.(...)

Leia a íntegra no G1.