Topo

Reinaldo Azevedo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Na Folha: Lá vem Moro, de novo, como o salvador! É o "Feitiço do Tempo"

Sergio Moro está no Brasil a farejar oportunidades, buscando o que sempre quis: um lugar na política para quem, afinal, fazia... política - Lula Marques/Agência PT
Sergio Moro está no Brasil a farejar oportunidades, buscando o que sempre quis: um lugar na política para quem, afinal, fazia... política Imagem: Lula Marques/Agência PT

Colunista do UOL

01/10/2021 07h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Como é? Sergio Moro, em passagem pelo Brasil, vindo dos EUA, onde mora, para decidir se vai se candidatar à Presidência ou ao Senado por São Paulo? Ele sabe onde ficam Dois Córregos ou Botucatu? E se percebe, quase sem exceções, uma imprensa lhana, mansa, condescendente com as suas pretensões. Alguns avançam no terreno do entusiasmo. "Ah, lá vai o Reinaldo Azevedo pegar no pé de Moro de novo!!!" Conheço essa e outras tentativas de desqualificação desde que, já no fim de 2014, percebi que se preparava, ainda que não houvesse um núcleo organizado para isto, o berço do herói.
(...)
Será que tenho receio de que Moro possa se transformar no nome da terceira via? Dedicarei poucas linhas à hipótese. Se candidatos a candidato a essa posição que aqui militam -- e expliquei na coluna passada por que a tese da polarização é pura projeção mental -- já enfrentam severas dificuldades, penso na destreza que teria o ex-juiz para aclarar suas pretensões. Risível.

Meu ponto não é esse. O que me incomoda é perceber quão pouco os fatos ensinaram a pedaços consideráveis da, vá lá, elite política. (...) Reparem: na origem das postulações, está a ideia já testada, com resultados desastrosos, do "outsider" redentor: aquele que, por não pertencer ao establishment político, poderia contribuir para salvar o Brasil.

Que coisa, valentes! Cometam ao menos erros novos! Saiam do "Feitiço do Tempo"!
Íntegra aqui