Topo

Tales Faria

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bolsonaro e Michelle se desentendem por eleição no DF

Colunista do UOL

14/07/2022 10h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente Jair Bolsonaro (PL) deve definir até a próxima semana qual nome apoia na eleição para governador do Distrito Federal. Bolsonaro está dividido entre o atual governador, Antonio Ibaneis Rocha (MDB), e o ex-governador José Roberto Arruda (PL).

Por trás dessa indefinição está a primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Ela incentivou a ex-ministra da Mulher Damares Alves (Republicanos) a concorrer ao Senado em aliança com Ibaneis, tendo como vice a deputada Celina Leão (PP). A chapa foi anunciada ontem pelo próprio governador.

Bolsonaro, no entanto, vinha se aproximando do ex-governador José Roberto Arruda (PL), cuja esposa, a deputada e ex-ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda (PL), tinha expectativa de ser lançada como candidata ao Senado com o apoio do presidente.

Arruda teve seus direitos políticos restabelecidos, no último dia 6, por decisão do presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Humberto Martins.

Cotado para concorrer ao Palácio do Buriti em chapa com o também ex-governador Paulo Octavio (União Brasil) e o senador Reguffe (União Brasil), ele vinha dizendo que sua esposa era prioridade: se Flavia Arruda tivesse o apoio de Bolsonaro para o Senado, ele abriria mão de concorrer a governador.

O problema é que o lançamento da chapa de Ibaneis, com Damares para o Senado, dificulta a candidatura da esposa de Arruda à mesma vaga.

Com isso, ela tende a concorrer à reeleição para a Câmara dos Deputados e o marido, o ex-governador Arruda, volta-se para o Buriti, criando muitas dificuldades para a vitória de Ibaneis.

Será decisiva para uma definição de Arruda a opção de Bolsonaro sobre o apoio a Flavia ou se segue a determinação de Michelle e manifesta apoio a Damares e Ibaneis.

Bolsonaro e Arruda devem se encontrar até o início da semana que vem para discutir o assunto. Mas, enquanto o presidente não se define, Michelle não abre mão de pressioná-lo.

Nesta quarta-feira (13), a primeira-dama se negou a comparecer a um evento de Bolsonaro com evangélicos em Imperatriz, no Maranhão.

Michelle tem-se recusado a participar da campanha de Bolsonaro, justo no momento em que o presidente amarga um mau desempenho nas pesquisas eleitorais junto ao público feminino. Ela se negou, inclusive, a gravar as inserções do PL com o marido. Nos bastidores, diz-se que ela está irritada com a aproximação entre Bolsonaro e suas ex-mulheres.

Rogéria (Nantes) Bolsonaro, mãe de seus três filhos mais velhos, está cotada como suplente do senador Romário (PL-RJ), na chapa bolsonarista do Rio de Janeiro. Ana Cristina (Valle) Bolsonaro (Podemos-DF), mãe de Jair Renan, manifestou intenção de se lançar a deputada distrital no Distrito Federal.

Para a atual mulher do presidente, nenhuma das duas entraria na política sem o aval de Bolsonaro. Então é hora de uma definição.