Esse conteúdo é antigo
Tales Faria

Tales Faria

Siga nas redes
Opinião

Como não deu errado, valeu a pena para Lula encontrar Zelensky

O presidente Lula (PT) participou de um encontro bilateral com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no final da tarde de hoje. Na opinião do colunista do UOL Tales Faria, o encontro valeu a pena.

Durante o programa Análise da Notícia, ele explicou que havia uma expectativa de que o encontro "desse errado" devido a declarações dos dois presidentes que os colocavam em lados opostos em relação à resolução do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Como não deu errado, valeu a pena para Lula encontrar Zelensky.
Tales Faria

Encontro tinha tudo para dar errado. O encontro entre Lula e Zelensky durou aproximadamente uma hora e pelo simples fato de não ter dado errado, já é um ganho. Houve uma conversa e ambos fizeram uma foto amigável antes da reunião, apesar de todas as declarações e manifestações dos presidentes não terem sido amigáveis antes do encontro. Ontem (19), inclusive, Zelensky não aplaudiu Lula após seu discurso na abertura da 78ª Assembleia Geral da ONU.

Reunião serviu para "quebrar o gelo". O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, e o chanceler ucraniano afirmaram que o encontro entre os dois presidentes foi cordial. O chanceler ucraniano, inclusive, afirmou que a reunião "quebrou o gelo". Essa declaração, por si só, mostra que o encontro foi um acerto. Houve uma inflexão na relação entre Brasil e Ucrânia e isso é um tremendo ganho depois dos desentendimentos entre Lula e Zelensky.

Lula e Zelensky não nutriam simpatia um pelo outro. Quando Zelensky faltou a uma reunião com Lula, o presidente brasileiro deixou claro que não gostou da atitude. Ambos demonstraram publicamente ao longo dos últimos meses falta de simpatia pelo outro e Lula também deu uma série de declarações a favor da Rússia na questão da invasão à Ucrânia. Essas declarações do presidente brasileiro não agradaram Zelensky e ao Ocidente em geral.

Lula deverá visitar Kiev. Após o encontro com Zelensky, Lula deverá ir até a Ucrânia. O presidente brasileiro provavelmente irá até a Rússia no próximo encontro do Brics e, após a reunião de hoje, vai poder passar por Kiev ao invés de fazer um gesto apenas para a Rússia. Lula poderá fazer um gesto para ambas as partes e isso mostra que a reunião entre os presidentes foi produtiva.

Comunidade internacional mudou forma de ver o presidente ucraniano. Zelensky era visto pela comunidade internacional como um humorista que virou presidente e tinha tendências de ultradireita, alimentando grupos neonazistas na Ucrânia. Após a invasão russa à Ucrânia, ele passou a ser visto com outros olhos e como uma espécie de "santo". Mas, depois de dois anos de guerra e tantas mortes, os olhares começaram a mudar novamente e Zelensky passou a ser "mais manso" e a fazer acenos mais moderados.

***

Continua após a publicidade

O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 19h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.