Bolsonaro não copiou slogan que Collor usou na eleição presidencial de 1989
"Brasil acima de tudo, Deus acima de todos" foi o principal slogan usado pelo hoje presidente Jair Bolsonaro (PSL) na campanha eleitoral de 2018, da qual ele saiu vitorioso. Uma montagem que circula pelas redes sociais aponta que a frase de efeito por sua vez não seria novidade em corridas presidenciais.
Uma imagem compartilhada quase 4.000 vezes no Facebook traz um santinho do ex-presidente Fernando Collor de Mello durante a campanha eleitoral de 1989, na qual ele também foi o vencedor.
No panfleto, o então candidato do extinto PRN (hoje, PTC) teria usado o slogan "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos" em sua campanha. "Sabia que essa frase não era desconhecida", diz um internauta que compartilhou a imagem.
FALSO: Bolsonaro não usou mesmo slogan que Collor
A imagem usada é uma montagem. Embora Collor falasse de Deus, pregasse o nacionalismo e o combate à corrupção em seus discursos eleitorais, não há registros de que o slogan tenha sido usado pelo ex-presidente.
O UOL encontrou a imagem original do santinho usado pelo então candidato do PRN. O verdadeiro slogan usado é "Vamos construir um novo Brasil", destacado em azul, na parte inferior da peça.
A imagem compartilhada na corrente está recortada, e a frase "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos" foi inserida digitalmente.
Também não há registro do uso deste slogan no estudo "Breve história dos slogans políticos nas eleições do Brasil republicano", publicado pelos professores Adolpho Queiroz e Carlos Manhanelli na revista "Signos do Consumo", da USP (Universidade de São Paulo), em 2009.
Entre as propagandas usadas por Collor destacadas pelos estudiosos estão "Collor, um novo tempo vai começar", "Caçador de marajás" e "Collor é progresso".
Em todo o estudo, só há um slogan com referência direta a Deus: "Fé em Deus e Pé na Tábua", usado por Adhemar de Barros, ex-governador paulista.
O UOL tentou entrar em contato com a assessoria do ex-presidente, mas não teve sucesso até o fechamento da matéria.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.