É falso que ministro do STF Edson Fachin foi advogado do MST
Não é verdade que o ministro do STF Edson Fachin tenha trabalhado como advogado do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), ao contrário do que dizem Bolsonaro e seus apoiadores. O presidente repetiu a alegação falsa no discurso em que fez uma série de acusações sem provas contra o sistema eleitoral brasileiro a embaixadores no último dia 18.
A desinformação sobre o ministro do STF já foi checada pelo UOL Confere mais de uma vez, em 2018 e em 2019. Fachin já negou publicamente que tenha sido advogado do movimento social. Ele chegou a ser questionado sobre o tema durante sua sabatina no Senado, em 2015. Na ocasião, Fachin respondeu que "ações realizadas dentro da lei são ações legítimas".
A falsa relação entre o ministro do STF e a sua suposta atuação como advogado do MST tem origem em um manifesto que Fachin assinou em 2008 contra a criminalização do movimento. À época foi divulgado que o Conselho Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul tinha aprovado um relatório propondo ação civil pública para declarar o MST ilegal, o que gerou reações em defesa do movimento social.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.