Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que ministro do STF Edson Fachin foi advogado do MST

21.jul.2022- É falso que Fachin foi advogado do MST - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
21.jul.2022- É falso que Fachin foi advogado do MST Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Isabela Aleixo

Do UOL, em São Paulo

21/07/2022 21h23

Não é verdade que o ministro do STF Edson Fachin tenha trabalhado como advogado do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), ao contrário do que dizem Bolsonaro e seus apoiadores. O presidente repetiu a alegação falsa no discurso em que fez uma série de acusações sem provas contra o sistema eleitoral brasileiro a embaixadores no último dia 18.

A desinformação sobre o ministro do STF já foi checada pelo UOL Confere mais de uma vez, em 2018 e em 2019. Fachin já negou publicamente que tenha sido advogado do movimento social. Ele chegou a ser questionado sobre o tema durante sua sabatina no Senado, em 2015. Na ocasião, Fachin respondeu que "ações realizadas dentro da lei são ações legítimas".

A falsa relação entre o ministro do STF e a sua suposta atuação como advogado do MST tem origem em um manifesto que Fachin assinou em 2008 contra a criminalização do movimento. À época foi divulgado que o Conselho Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul tinha aprovado um relatório propondo ação civil pública para declarar o MST ilegal, o que gerou reações em defesa do movimento social.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.