Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que ministro Gilmar Mendes seja dono de igreja em MG

13.jul.2022 - Dono de igreja é homônimo do ministro do STF - Arte/UOL
13.jul.2022 - Dono de igreja é homônimo do ministro do STF Imagem: Arte/UOL

Isabela Aleixo

Do UOL, em São Paulo

13/07/2022 17h43

Não é verdade que o ministro do STF Gilmar Mendes seja dono de uma igreja no município de Santos Dumont, em Minas Gerais. Publicações creditadas a Allan dos Santos, foragido da Justiça nos Estados Unidos, afirmam que o ministro Gilmar Mendes é dono da Igreja Siloé de Santos Dumont. As informações são falsas. O sócio da igreja, Gilmar Ferreira Mendes, é um homônimo do ministro.

Segundo informações da Receita Federal, o CNPJ da igreja foi criado em 2009. Em consulta à plataforma CruzaGrafos, da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e ao acervo do site do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) é possível verificar que o CPF do sócio da igreja é diferente do CPF do ministro Gilmar Mendes.

O ministro do STF é sócio de três empresas: a universidade Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa IDP Ltda, a empresa IDP Cursos e Projetos Ltda, e a GMF Agropecuária Ltda.

Uma nota publicada no site do STF no dia 8 de julho desmente as publicações e afirma se tratar de um homônimo."Em conferência ao site da Receita Federal é possível verificar que uma pessoa de mesmo nome, Gilmar Ferreira Mendes, aparece como presidente da igreja. Mas, ao analisar o CPF do presidente da igreja, nota-se que se trata de outra pessoa", afirma a corte, que destacou que a desinformação foi divulgada por um investigado por criação e disseminação de notícias falsas.

Allan dos Santos está foragido nos Estados Unidos desde outubro do ano passado, quando teve a prisão preventiva determinada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, por causa do inquérito das milícias digitais, que apura a atuação de grupos na internet contra a democracia. Por decisão do ministro, ele também está proibido de possuir contas em redes sociais.

Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos, Fato ou Fake e Yahoo.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.