Lula não fez tuíte sobre apoio de Xangô em campanha e fim do cristianismo
É falso o print de suposto tuíte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em que ele diz que vai vencer do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022 com a ajuda de entidades do Candomblé e que o Estado será o novo Deus dos brasileiros. Não há nenhum post do gênero em seu perfil oficial do Twitter. A imagem é alterada.
O que diz o post. A suposta captura de tela começou a circular na quinta-feira (6). Nela aparece escrito sob autoria de Lula: "Vamos vencer Bolsonaro com a ajuda do pai Xangô e das entidades do candomblé que nos apoiam. Nem Jesus Cristo poderá nos parar. Chega dessa coisa de cristianismo. O Estado será o novo Deus dos brasileiros".
A assessoria do petista diz que "o bolsonarismo está poluindo com mentiras o debate de segundo turno, como fez durante a pandemia". Segundo eles, as desinformações propagadas pelos apoiadores do candidato do PL são "uma tentativa desesperada de esconder o fracasso do seu governo".
A reportagem analisou as postagens feitas nos perfis oficiais do Lula (Facebook, Instagram, Twitter e TikTok) a partir de segunda-feira (3) e não há em nenhuma com esse pronunciamento do ex-presidente.
Nas últimas 24 horas houve aumento repentino de buscas pelo Twitter oficial do ex-presidente e pela frase que é usada na desinformação no Google Trends. Provável motivo disso é o texto que acompanha a captura de tela falsa: "Quem achar que é mentira vai direto no Twitter dele".
O UOL Confere considera como falso os conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.