Post que diz que 'mortos votaram em Lula' inventa cidades e erra dados
O tuíte que afirma que "mortos ressuscitaram" em cidades do Nordeste para votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lista cidades que não existem e aponta dados errados.
A publicação diz que o número de votos para o candidato petista supera o número de habitantes de cidades de Pernambuco e de Sergipe. Os dados publicados pela apuração do UOL desmentem a informação.
O que diz o post? "CIDADES QUE ATÉ OS MORTOS VOTARAM EM LULA. N.S. da Glória (Se) 3.053 habitantes. 4.615 votaram em Lula. Porto da Pedra: (Pe) 6.122 habitantes: 8.090 votaram em Lula. Poço das Antas (Pe) População: 4.342 habitantes. 5.873 Votaram em Lula."
Nossa Senhora da Glória (SE). A cidade teve 17.024 votos para Lula (75,07% de todos os votos válidos).
A cidade tem 37.715 habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O número de eleitores é de 28.114, segundo as Estatísticas do Eleitoral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Porto da Pedra (PE). Não existe nenhuma cidade chamada Porto da Pedra. No Nordeste, a reportagem encontrou a cidade de Pedra (PE) e a de Porto de Pedras (AL). Ainda assim, em nenhuma das duas cidades os dados que foram trazidos na postagem que viralizou (6.122 habitantes e 8.090 votos em Lula) se confirmam.
Pedra (PE), também segundo o IBGE, tem 22.716 habitantes e, pelo TSE, 19.556 eleitores —11.230 votaram em Lula.
Em Porto de Pedras (AL), por sua vez, há 7.618 habitantes e 7.062 eleitores. Desses, 2.832 votaram no candidato petista.
Poço das Antas (PE). A cidade não fica nem em Pernambuco, nem em outro estado do Nordeste. Poço das Antas está localizada no Rio Grande do Sul, no Sul do Brasil. Lá, a vitória foi de Bolsonaro.
Em Pernambuco não há nenhuma cidade com o termo "Anta" em seu nome.
Sendo assim, tanto a afirmação de que a população da cidade é de 4.342 habitantes, quanto a de que 5.873 desses votaram em Lula é falsa.
A gaúcha Poço das Antas tem 2.105 habitantes e eleitorado de 2.001 pessoas. Lá, Bolsonaro recebeu 989 votos (60,38%) e Lula, 445 (27,17%).
De acordo com o Google Trends, nesta terça (4) houve aumento repentino de buscas sobre "mortos votaram em lula". Veja abaixo:
O UOL Confere considera como falso os conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.