Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que eleitores do ES já votaram para o segundo turno

05.out.2022 - Material da gráfica foi descartado de forma irregular; comprovantes destacados da foto não provam que eleitores já votaram no segundo turno - Arte/UOL sobre Reprodução
05.out.2022 - Material da gráfica foi descartado de forma irregular; comprovantes destacados da foto não provam que eleitores já votaram no segundo turno Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução

Do UOL, emSão Paulo

05/10/2022 12h33

Eleitores da cidade de Pancas, no Espírito Santo, não votaram para o segundo turno ainda, como afirmam publicações nas redes sociais. O UOL Confere recebeu o pedido de checagem da imagem por e-mail. De acordo com o TRE-ES (Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo), o que aconteceu foi um descarte inadequado de uma prova de impressão pela gráfica responsável pela produção do documento.

A foto. A imagem que circula nas redes afirma que eleitores da 36ª Zona Eleitoral, da Seção 0067 na cidade de Pancas, no Espírito Santo, já teriam votado no segundo turno da eleição de 2022, que acontece apenas no dia 30 de outubro, o que não é verdade. A foto mostra comprovantes de votação destacados do primeiro e do segundo turno de eleitores dessa seção.

Erro de gráfica. Em comunicado oficial, o TRE-ES informou que a gráfica licitada pelo tribunal para fazer a impressão dos cadernos de votação detectou um erro na prova de impressão e não fez o descarte adequado do material, "deixando os comprovantes de votação íntegros", justifica. Nenhum eleitor votou para o segundo turno ainda, que vai acontecer apenas no dia 30 de outubro. No dia do pleito, todas as urnas imprimem a zerésima, um documento que atesta que não há votos registrados na máquina antes do início da votação.

A página Fato ou Boato do Tribunal Superior Eleitoral também esclareceu o fato.

Leia outras checagens sobre o dia da eleição:

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.