Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo não mostra 'dancinha' de ministro da Educação, mas de vereador

10.abr.2023 - Não é o ministro da Educação Camilo Santana (PT-CE) quem aparece fazendo dancinha. - Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Facebook
10.abr.2023 - Não é o ministro da Educação Camilo Santana (PT-CE) quem aparece fazendo dancinha. Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

10/04/2023 17h56

É falso que um vídeo que circula nas redes sociais mostre o ministro da Educação de Lula, Camilo Santana, dançando durante um evento.

A imagem mostra, na verdade, o vereador de Salvador, Henrique Carballal (PDT-BA), durante um momento de descontração em palestra para educadores na Uneb (Universidade Estadual da Bahia).

O UOL Confere recebeu o pedido de checagem desse conteúdo pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post?

"Isso é o Ministro da Deseducação ensinando aos deseducadores como se derrota um país", diz a descrição;

O vídeo viral mostra um homem dançando em cima de um palco. Ele usa camiseta polo rosa e calça jeans;

Abaixo da filmagem há uma legenda recortada de um noticiário, no qual só é possível ler "dancinha" e "em evento para capacitação";

Por que o post é falso?

Quem aparece na gravação é o vereador de Salvador Henrique Carballal (PDT-BA);

O próprio Carballal publicou o vídeo. O registro original é do perfil do político no Instagram, em 25 de março deste ano. Veja:

Jornais locais registram o ocorrido (aqui e aqui);

A dança ocorreu em um evento para profissionais da educação do estado no teatro da Uneb, em Salvador. O encontro tratava de Alimentação Escolar na Educação Infantil e a preparação dos educadores para o ensino de História (aqui).

O vídeo também foi checado por Boatos.org (aqui), Reuters (aqui) e Aos Fatos (aqui).

Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.