Governo não bancará homenagem a Paulo Gustavo em show de Beyoncé nos EUA
Julia Oliveira
Colaboração para o UOL
10/07/2023 16h59
É falsa a informação que circula nas redes sociais de que o Ministério da Cultura vai financiar a viagem de 30 artistas brasileiros a um show da cantora Beyoncé nos EUA para homenagear o ator e humorista Paulo Gustavo, morto por covid-19 em 2021.
O ministério nega a suposta viagem e o jornalista Felipeh Campos, do programa Babado Jovem Pan, que divulgou a notícia, se retratou.
O pedido de checagem foi enviado por leitores do UOL Confere para o WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz o post?
"Faz o L povo", diz o texto sobreposto ao vídeo. Nas imagens, o jornalista conta que mais de 30 artistas brasileiros embarcarão rumo a Nova Jersey para um show de Beyoncé em 29 de julho para homenagear Paulo Gustavo, que era fã da cantora. Ele chega a citar a Lei Paulo Gustavo.
O jornalista afirma que "todo mundo será bancado pelo governo" e que o custo da viagem, "com hotel 5 estrelas, alimentação e cachê" seria de pouco mais de R$ 20 milhões, provenientes do Ministério da Cultura.
Por que é falso?
Jornalista fez retratação. Felipeh Campos apresentou uma errata (aqui) em seu programa e afirmou que a suposta homenagem não tem relação com o show de Beyoncé.
Ministério da Cultura divulgou nota de repúdio. A pasta informou que o suposto investimento de R$ 20 milhões não corresponde à realidade do orçamento da cultura e que está tomando as providência legais contra a desinformação (aqui).
AGU notificou a Jovem Pan extrajudicialmente (aqui) e obteve o direito de resposta para o ministério.
O apoio cultural da Lei Paulo Gustavo está restrito a um rol de atividades que não menciona viagens, excursões ou turnês (aqui).
Viralização. No Facebook, o vídeo teve mais de 161 mil visualizações e 5,4 mil curtidas até o dia 10 de julho.
O vídeo também foi checado pela Agência Lupa.
Sugestões de checagem também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.
5 dicas para você não cair em fake news