Lula esteve no Sírio-Libanês, mas não ficou internado, como afirmam posts
O presidente Lula não foi internado às pressas recentemente como afirmam publicações no Instagram e vídeos no Youtube. As publicações têm datas de dois dias atrás, e algumas dizem que ele teria sido internado no Hospital Sírio-Libanês.
Ele esteve no hospital no domingo (23) e fez um procedimento para tratar artrose, mas foi liberado no mesmo dia e teve um compromisso público na sequência.
Lula é alvo constante de publicações falsas questionando o seu estado de saúde, inclusive de uma teoria conspiratória que afirma que ele morreu e foi substituído. O enredo da desinformação também usa o nome do Hospital Sírio-Libanês.
O que dizem as publicações
No Instagram, um perfil afirma: "Lula é internado às pressas para procedimentos contra fortes dores nos quadris, presidente saiu aos gritos".
No Youtube, os vídeos anunciam: "Lula é internado às pressas no Sírio-Libanês e coube médico dar notícia ao país"; "URGENTE! LULA INTERNADO ÀS PRESSAS. Quadro Preocupante!".
Por que é distorcido
Lula esteve no Hospital Sírio-Libanês na manhã de domingo, 23 de julho, onde fez uma infiltração no quadril provocada por artrose (leia aqui). Ele não ficou internado e cumpriu agenda em São Bernardo do Campo no mesmo dia (confira aqui). A informação foi confirmada ao UOL Confere, por telefone, pela assessoria de imprensa da Secretaria da Presidência da República.
A assessoria também afirmou que o presidente não chegou a ser internado e que deve fazer uma cirurgia ainda no segundo semestre deste ano.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Lula ficou cerca de 40 minutos no hospital (aqui).
Desde então, o presidente continua cumprindo agendas públicas. É possível verificar a programação no site do Palácio do Planalto (veja aqui).
O UOL Confere aplica o selo distorcido a conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
Agenda
No domingo (23), Lula participou da cerimônia de posse da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista (veja aqui).
Na segunda (24), Lula assistiu a estreia da seleção feminina de futebol na Copa do Mundo da Austrália em encontro com ministras no Palácio da Alvorada (leia aqui).
Nesta terça-feira, ele esteve em transmissão ao vivo no Youtube do programa de lives semanais da presidência, "Conversa com o presidente", com o jornalista Marcos Uchôa. Veja abaixo:
Estado de saúde
O presidente relata ter dores nos quadris há meses.
Na live desta terça-feira, ele afirmou que planeja passar por uma cirurgia em outubro.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.