Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Teoria conspiratória diz que Lula morreu e foi substituído

Teoria conspiratória aponta supostos indícios de que o Lula que aparece em agendas públicas é um impostor com uma máscara - Arte/UOL sobre Reprodução Youtube
Teoria conspiratória aponta supostos indícios de que o Lula que aparece em agendas públicas é um impostor com uma máscara Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Youtube

Do UOL, em São Paulo

29/11/2022 18h01Atualizada em 01/12/2022 22h01

Desde que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente da República, há um mês, notícias falsas nas redes sociais questionando o estado de saúde do petista e colocando em dúvida se ele continua vivo se multiplicam. Uma teoria conspiratória chega a afirmar que ele não só morreu, como foi substituído por um sósia que tem cinco dedos na mão esquerda —não quatro, como o presidente eleito. Um político e um pastor ajudam a inflar o alcance da informação falsa.

Lula está vivo, em Brasília, onde atua na transição de governo.

O que as pessoas pesquisam? O histórico de busca do Google pelo nome do petista nos últimos 30 dias mostra que, entre os termos mais pesquisados, estavam: "Lula internado", "Lula AVC", "Lula infarto" e também a pergunta "Lula morreu?".

O que diz a falsa teoria? Após o segundo turno da eleição, Lula passou férias com sua esposa Janja no sul da Bahia. Ele retornou a São Paulo no dia 5 de novembro. O período de descanso do petista foi o suficiente para que surgisse a narrativa de que ele morreu após passar mal na Bahia e foi substituído por um ator.

Segundo a desinformação, Lula passou mal em 5 de novembro e foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde morreu às 20h45, no sexto andar. Nas redes sociais, vídeos sem qualquer base factual levantam suspeitas de que, após a morte de Lula, um homem estaria usando uma máscara para se passar por ele.

Lula foi internado no Sírio em 20 de novembro. Duas semanas depois de ser dado como morto por bolsonaristas, Lula foi, de fato, internado no Hospital Sírio-Libanês para a retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda, de acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital (leia aqui). Ele teve alta às 7h45 do dia seguinte.

Boatos já foram desmentidos. No dia 7 de novembro, publicações que afirmavam que Lula teria sofrido um infarto, um AVC ou que estava com câncer foram desmentidas. Quando os boatos sobre a saúde do petista começaram a surgir, o ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno, disse que "infelizmente é mentira" que o presidente eleito estava internado. Ele foi questionado por bolsonaristas sobre a notícia falsa que circulava entre grupos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro no dia 6 de novembro.

Dez dedos. A teoria conspiratória diz ainda que o homem que ocupou o lugar do petista tem todos os dedos das mãos. Lula, no entanto, perdeu o dedo mindinho da mão esquerda em um acidente de trabalho quando trabalhava como torneiro mecânico em 1964. Perfis bolsonaristas se referem ao petista de forma pejorativa como "nine" ou "nove dedos".

Algumas publicações usam uma foto de Lula com Janja no espelho e alegam que o petista aparece com cinco dedos em uma das mãos. Essa desinformação já foi checada pelo Fato ou Fake, serviço de checagem da Rede Globo. A foto foi publicada no perfil de Janja em outubro de 2021 e mostra, na verdade, a mão direita de Lula, já que a imagem está invertida por causa do espelho. Ele perdeu o dedo mindinho da mão esquerda. À época, eles ainda eram noivos. Ainda não usavam, portanto, a aliança na mão esquerda. Lula e Janja se casaram em maio de 2022.

janja lula mão direita - Reprodução Youtube - Reprodução Youtube
Publicações questionam foto de Lula e Janja no espelho alegando que ele aparece com cinco dedos. Na foto espelhada, a mão que aparece na imagem é a direita. Lula perdeu o dedo mindinho da mão esquerda
Imagem: Reprodução Youtube

Fontes de desinformação

Autoridade municipal. O vice-prefeito de Angra dos Reis, o bolsonarista Christiano Alvernaz (Republicanos), é um dos que ajudam a disseminar a desinformação. No dia 25 de novembro, ele publicou um vídeo de cerca de sete minutos compartilhando as hipóteses da teoria conspiratória. "É uma notícia que está começando a ganhar diversos veículos de comunicação. É óbvio que a grande mídia é a antítese disso, fala o contrário. Aliás, tenta mostrar alguma coisa contrária", afirma.

Christiano Alvernaz diz que "a pessoa que hoje aparece nos noticiários" não é o "nove dedos". Ele alega que há afirmações de que "esse já foi rever a Marisa" [Letícia, ex-mulher de Lula que faleceu em 2017] e que os restos mortais do petista estariam no sexto andar do Sírio-Libanês.

O vice-prefeito de Angra chega a questionar a foto que o presidente eleito publicou nas redes sociais no dia do jogo do Brasil contra a Sérvia (24), dizendo que a imagem é antiga e que seria de um jogo em que a seleção venceu a Costa Rica. No entanto, o modelo da camisa da seleção utilizado por Lula na foto foi lançado pela CBF em 2022. Veja:

O Brasil venceu a Costa Rica por 2x0 na Copa de 2018, na Rússia.

Pastor conhecido por espalhar fake news. Outra figura pública que tem ajudado a dar gás a essa fake news é o pastor Sandro Rocha, da Igreja Porto de Cristo. Um de seus vídeos tem diferentes trechos compartilhados em publicações no TikTok que supostamente comprovam, a partir da posição dos olhos, que Lula foi substituído por um farsante que usa máscara.

pastor fake news - Reprodução TikTok - Reprodução TikTok
No TikTok, há recortes de vídeos do pastor Sandro Rocha disseminando a teoria conspiratória
Imagem: Reprodução TikTok

Rocha é alvo constante de checagens por compartilhar, de forma reiterada, desinformação. Durante a campanha eleitoral, ele compartilhou um tuíte falso do candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT). O conteúdo já havia sido checado em 2018. No mesmo vídeo, o pastor também divulgou outra desinformação já checada pelo UOL: a montagem de um tuíte de Lula sobre entrega de armas pela população em 2023. Outras falas de Sandro Rocha já foram checadas pelo Projeto Comprova (aqui e aqui).

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.