Vídeo não mostra 'ação de reservistas' após o 7 de setembro de 2023

São falsas as publicações que supostamente mostram ação de reservistas do Exército Brasileiro nos dias 8, 9 e 10 de setembro contra o presidente Lula.

O que diz o post

Um vídeo mostra pessoas marchando na frente do Palácio Duque de Caxias, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro. É possível ler um cartaz em que está escrito "liberdade com luta ou escravidão com vergonha".

Sobre as imagens uma data e textos são inseridos. A data é 08/09/23. Os textos afirmam: "Rio de Janeiro não reconhece Lula como presidente e sim Bolsonaro" e "os reservistas em ação".

Outras publicações atribuem ainda o vídeo aos dias 9 ou 10 de setembro de 2023.

Por que é falso

Em resposta ao UOL Confere, o Comando Militar do Leste afirma que não houve manifestações no local nos dias apontados nos posts falsos, e que o vídeo usado nas publicações é, na verdade, de 2022.

Há registro do mesmo vídeo publicado no Youtube em dezembro de 2022 (veja aqui).

Entre o fim do segundo turno das eleições presidenciais de 2022, em outubro, e janeiro de 2023, bolsonaristas estiveram acampados no local.

Este conteúdo também foi checado por Lupa, AFP, Estadão Verifica e Boatos.org.

Continua após a publicidade

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes