Vídeo não mostra Flávio Dino com esposa de líder do CV, mas com humorista
Letícia Mutchnik
Colaboração para o UOL, em São Paulo
16/11/2023 13h57
É falso que a mulher que aparece em um vídeo com o ministro da Justiça, Flávio Dino, seja a esposa do líder do CV, Luciane Barbosa Farias. Na verdade, trata-se da comediante Virgínia Álvares, do Rio Grande do Norte.
O vídeo original foi publicado nas redes sociais da humorista no dia 27 de julho deste ano.
A sugestão de checagem foi enviada ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
Relacionadas
O que diz o post?
"Brasil: Ministro da justiça Flávio Dino diz ser fã de "primeira dama" do CV em vídeo que circula nas redes sociais nesta terça (14)", diz texto sobreposto a vídeo de Dino abraçando uma mulher loira com chapéu branco e blusa vermelha.
No vídeo, o ministro diz: "Eu sou seu fã, viu. Eu te conheço". A mulher então questiona: "Sério?". E Dino responde: "É, eu lhe conheço. Tira uma foto minha aqui com ela".
"INACREDITAVEL! O Brasil está entregue nas mãos dessa gente", é a legenda da postagem investigada.
Por que é falso
Quem aparece ao lado de Flávio Dino na gravação viral é a comediante do Rio Grande do Norte Virgínia Álvares. A humorista compartilhou o vídeo ao lado do ministro da Justiça em suas redes sociais oficiais no dia 27 de julho deste ano.
Humorista foi confundida com Luciane Barbosa Farias, mulher de líder do CV, Clemilson dos Santos Farias, o Tio Patinhas. Reportagem de O Estado de São Paulo mostrou que Luciane teria ido a reuniões no Ministério da Justiça (aqui), o que deu base para a desinformação.
Esposa de líder do CV compartilhou várias fotos e vídeos em Brasília. Ela já esteve no CNJ (Conselho Nacional de Justiça), na Câmara dos Deputados e em encontro com políticos. Veja abaixo:
A mulher do "Tio Patinhas" foi recebida por secretários, mas enquanto integrava uma comitiva de advogados, segundo o Ministério da Justiça. "A presença de acompanhantes é de responsabilidade exclusiva da entidade requerente e das advogadas que se apresentaram como suas dirigentes", disse o MJ em nota..
O ministro Flávio Dino disse nas redes sociais que nunca recebeu líder de facção ou esposa em audiência no Ministério da Justiça. "De modo absurdo, simplesmente inventaram a minha presença em uma audiência que não se realizou em meu gabinete".
O secretário Nacional de Assuntos Legislativos do MJ, Elias Vaz, disse que atendeu a uma solicitação da ex-deputada Janira Rocha, que levou acompanhantes.
Viralização. Compartilhado no Instagram, o vídeo atingiu em 24 horas 60,6 mil visualizações e soma 20,5 mil curtidas e 5,1 mil comentários.
O conteúdo também foi checado pelo Estadão Verifica.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
5 dicas para você não cair em fake news