Vídeo não mostra 'versão comunista' da bandeira do país, mas de Barcarena

Um vídeo não mostra uma versão "comunista" da bandeira do Brasil, como afirmam postagens que circulam nas redes sociais.

Na verdade, a bandeira é do município de Barcarena (PA), que possui uma faixa vermelha no meio.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

A sugestão de checagem foi enviada ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

Um homem mostra a fachada de uma Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) em Barcarena, no Pará, e diz que "colocaram o vermelho na bandeira nacional". Ele acusa o órgão público de cometer crime e culpa o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), a quem chama de "esquerdista".

Por que é distorcido

A bandeira de Barcarena é vermelha. A imagem é verdadeira e mostra uma bandeira que existe, mas representa o município de Barcarena, no Pará. A bandeira é similar à do Brasil, com o fundo verde e um losango amarelo no centro e um círculo azul dentro, mas possui uma faixa vermelha. Confira no vídeo abaixo:

Continua após a publicidade

Não é, portanto, uma bandeira comunista do Brasil. É possível encontrar o símbolo no site oficial da prefeitura (veja aqui).

No vídeo desinformativo, o homem culpa o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), pelo hasteamento da "bandeira" comunista. O prefeito de Barcarena é José Renato Ogawa Rodrigues, do PL (veja aqui).

Este conteúdo também foi checado por Reuters Fact-Check e Aos Fatos.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.