Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Preços do gás e do arroz não subiram por governo Lula, como induz post

08.jan.2024 - Aumento nos preços do gás de cozinha e do arroz não tem relação direta com o governo Lula, como induz post Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Facebook

Naira Zitei

Colaboração para o UOL, de São Paulo

08/01/2024 17h45

O aumento nos valores do gás e do arroz não estão relacionados à gestão do governo Lula, como sugere vídeo que circula nas redes sociais.

O preço do gás de cozinha subiu na maior parte dos estados por mudanças no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços), aprovadas em 2022. Já o aumento no valor do arroz ocorre por problemas climáticos e restrições de exportações do produto na Índia.

Relacionadas

O que diz o post

A publicação mostra uma montagem com duas chamadas de telejornais, seguidas de uma declaração do presidente Lula. Sobrepostas às imagens, constam as frases: "PODE PREPARAR O BOLSO BRASIL. GÁS E ARROZ TEM AUMENTO. A ECONOMIA DE MAU A PIOR" e "MAIS UMA VEZ VOU FALAR, OS ÚNICOS QUE DEFENDEM O LADRA00 SÃO OS QUE MAMAM NA TETA E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, ENTENDA ISSO"..

Na legenda da publicação é colocado ainda: "E AGORA PRA TIRAR ESSAS PRAGA DO PODER SERÁ QUASE QUE IMPOSSÍVEL, ELES ESTÃO GARANTINDO O PODER ETERNO".

No primeiro trecho do telejornal, uma jornalista diz "É bom preparar o bolso. Mudanças nas regras do ICMS que passam a valer a partir de hoje devem impactar quem usa botijão de gás para cozinhar". Na sequência, um segundo jornalista diz: "O aumento médio previsto é de quase R$ 2 na maioria dos estados. O Mato Grosso do Sul terá a maior alta, superior a R$ 7".

Na sequência é colocado o trecho de outro telejornal no qual a apresentadora diz: "O preço do arroz disparou nas últimas semanas e o mercado voltou a praticar valores só vistos na pandemia, em 2020".

Por último é colocado uma fala do presidente Lula. "Quero até aproveitar essa gravação aqui para dizer para o pessoal da OCDE que quando chegar no final do ano que vem eu convidar vocês para tomar um café para provar que vocês erraram com relação a previsão que vocês têm do Brasil: 'Ah, porque o Brasil vai crescer pouco, porque não sei das quantas vai crescer pouco'. Como vocês dão palpite se vocês não sabem?"

Por que é distorcido

Aumento no preço do gás e do arroz não tem relação direta com o governo Lula.

Elevação no preço do gás de cozinha ocorre por mudança em imposto aprovada no governo de Jair Bolsonaro. Em março de 2022, foi sancionada uma lei que criou uma alíquota única nacional do ICMS sobre o preço de combustíveis (aqui e aqui) - antes da nova legislação, o imposto variava conforme o estado. A medida, como mostra trecho não utilizado da reportagem original, gerou aumento no preço do gás de cozinha em 21 estados e no Distrito Federal. Já dois estados não tiveram alteração nos valores, enquanto outros 4 registraram queda..

Aumento no preço do arroz está ligado principalmente a questões climáticas, como mostra trecho da reportagem original, que não foi utilizado no post desinformativo (veja aqui). A elevação no valor do grão também está relacionada a restrições de exportações pela Índia - um dos maiores produtores de arroz do mundo (aqui). O preço mundial do alimento alcançou em agosto de 2023 o maior nível em 15 anos, com um avanço de 9,8% em um mês.

Reportagens foram ao ar com cinco meses de diferença. A primeira reportagem usada no post desinformativo é do SBT News e foi ao ar em 1º de maio de 2023 (aqui). Já a segunda matéria é da Record News e foi exibida em 17 de outubro de 2023 (aqui).

O conteúdo também foi checado pelo Estadão Verifica (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Preços do gás e do arroz não subiram por governo Lula, como induz post - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Confere