É falso que Bolsonaro apareça em vídeo de lançamento da campanha de Trump
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não apareceu em um vídeo de campanha do candidato à presidência dos Estados Unidos Donald Trump, conforme afirmam vídeos que circulam nas redes sociais.
No vídeo original, que é de 2020, Bolsonaro não aparece no material de campanha do então presidente norte-americano, que estava concorrendo à reeleição.
O que diz o post
O vídeo mostra uma fala de Trump, com imagens do ex-presidente de fundo e a música "In The End", da banda Linkin Park. "O que realmente importa não é qual partido controla o nosso governo, mas se o nosso governo é controlado pelo povo. Durante muito tempo, um pequeno grupo na capital da nossa nação colheu as recompensas do governo enquanto o povo arcava com os custos. O establishment protegeu a si mesmo, mas não os cidadãos do nosso país. Tudo isso muda começando aqui e agora".
O texto sobreposto ao vídeo diz que "Bolsonaro encerra o vídeo de lançamento de campanha de Trump" e que "nenhum outro líder mundial apareceu".
Ao final do vídeo, é mostrado um trecho do encontro de Bolsonaro e Trump, em 2019, em que eles se cumprimentam após uma visita do então presidente brasileiro aos Estados Unidos.
Por que é falso
Vídeo é antigo. No vídeo adulterado, é mostrado uma tarja que indica um usuário da rede social X (antigo Twitter) chamado "TradutordoBR". Ao procurar o vídeo na conta citada (aqui), é possível ver que o conteúdo foi publicado no dia 29 de fevereiro de 2024. Nos comentários da publicação, usuários elogiaram o vídeo, mas disseram que é editado e foi retirado do canal do Youtube chamado Legendagem (aqui), que publicou o vídeo em julho de 2020, mais de um ano após o encontro entre Bolsonaro e Trump (aqui). Nesta versão, o vídeo já não traz o encontro entre os dois.
Bolsonaro não apareceu no vídeo o original. O UOL Confere localizou o vídeo original, sem legendas em português, em um canal do YouTube (aqui). Nele, também postado em 2020, Bolsonaro não aparece em nenhum trecho. Ao final é apenas mostrado um fundo preto, e não o encontro com o brasileiro.
Vídeo de campanha de Trump foi tirado do ar. Por meio da busca simples do Google usando a música do Linkin Park como palavra-chave (aqui), é possível confirmar a existência do vídeo (aqui e aqui, em inglês) já que foi retirado do ar após a banda reclamar que a música fosse usada no material de campanha do então candidato à reeleição (aqui, em inglês).
Trump não lançou vídeo de campanha este ano. Nas redes sociais de Donald Trump (aqui, aqui, aqui e aqui), não há nenhum conteúdo de campanha semelhante lançado e que mostre Bolsonaro. Trump ainda disputa a indicação do Partido Republicano para concorrer nas eleições presidenciais deste ano contra o atual presidente Joe Biden.
Viralização: Um post no Instagram com o conteúdo falso tinha, até esta terça-feira (5), mais de 196 mil visualizações, 22,5 mil curtidas e 6.500 compartilhamentos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news