Vídeo de Bolsonaro com cartaz escrito 'Globo lixo' é de 2021, não 2024

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não levantou um cartaz escrito "Globo lixo" após dar depoimento à Polícia Federal em fevereiro deste ano, como sugerem publicações nas redes sociais.

As filmagens são de 2021, quando o então presidente visitou a cidade de Cascavel, no Paraná.

O que diz o post

"Bolsonaro representa a decência dessa nação! Bolsonaro ao sair do seu depoimento faz uma homenagem a GLOBO LIXO [...] Ele sim luta forte contra o sistema", diz o texto sobreposto ao vídeo.

No vídeo, Bolsonaro é recebido por apoiadores em um local aos gritos de "mito". Em certo momento da filmagem, ele pede a um de seus assessores buscar um cartaz, que está escrito "Globo lixo". Ele então levanta o cartaz para todo o público presente.

Por que é falso

Vídeo não aconteceu após depoimento de Bolsonaro à PF. Em buscas simples no Google (aqui), não há registro de que Bolsonaro saiu do depoimento ofendendo a emissora com um cartaz. Além disso, Bolsonaro usa uma camisa branca no vídeo, mas no depoimento à Polícia Federal, em fevereiro deste ano, ele estava de blusa preta (aqui e aqui).

Filmagens são de 2021. Na mesma busca, é possível identificar que o vídeo de Bolsonaro segurando o cartaz é antigo (aqui). Usando as palavras-chave, é possível confirmar que o conteúdo é de quando ele ainda era presidente, em fevereiro de 2021 (aqui, aqui e aqui). Na ocasião, ele havia desembarcado em Cascavel para a entrega do CNTA (Centro Nacional de Treinamento de Atletismo) da cidade. Veja o vídeo:

Viralização: Três posts com o mesmo conteúdo tinham juntos cerca de 40 mil curtidas.

Continua após a publicidade

O conteúdo também foi checado pela AFP (aqui), Boatos (aqui) e Lupa (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes