Vídeo mostra bastidores de filme, e não ação de membros do Hamas

É falso que um vídeo foi encontrado no celular de um integrante do Hamas mostrando homens armados intimidando reféns israelenses, como sugerem publicações nas redes sociais.

O que diz o post

"Video encontrado no celular de um terrorista abatido pelas forças israelenses. Veja o terror psicológico que esses monstros causam até em crianças. E o Maior LADRÃO do Brasil defende", diz a legenda de uma das postagens.

O vídeo mostra famílias, entre mulheres, homens e crianças, em um espaço fechado e bem iluminado sendo intimidados e mantidos reféns por supostos integrantes do Hamas, que estão armados e encapuzados.

Nas filmagens, os homens gritam com os reféns e os ameaçam apontando armas contra eles. É mostrado as crianças chorando com o que está acontecendo.

No final do vídeo, os homens armados comemoram que estão mantendo as pessoas como reféns e parte deles vai embora. Após irem embora, outro homem chega com uma lista para ver quem está ali.

Por que é falso

Vídeo mostra bastidores de curta-metragem, não se tratando de uma ação real. Por meio da busca reversa do Google (aqui e aqui), é possível encontrar um resultado que indica que a filmagem é apenas bastidores de um filme (aqui). "O que inicialmente parecia ser terrorismo psicológico por parte do Hamas, acabou por ser uma cena de um filme que está sendo filmado atualmente. Todos as pessoas do vídeo, inclusive os suspeitos de serem sequestrados e inclusive os 'terroristas', são atores", diz o site israelense Mako, em seu Instagram.

Homem que aparece sem capuz no vídeo é ator conhecido em Israel. Na mesma postagem do Mako, é explicado que um homem que aparece sem capuz no vídeo é o ator local Raiq Farag. "Trata-se de um longa-metragem estrelado por Rair Farag, personagem do vídeo cujo rosto fica visível. Farag é um ator conhecido principalmente por seu papel na série Fauda e em várias peças de teatro".

Continua após a publicidade

Ator confirmou se tratar apenas dos bastidores de um filme, em entrevista ao site israelense (aqui). "É importante entender que se trata de um filme, é uma pena que tenha ficado assim. Sou um ator druso com dois filhos que serviram nas FDI [Forças de Defesa de Israel, na sigla em inglês]. Você não deveria se alarmar com o vídeo".

À esquerda, Raiq Farag atuando no filme; à direita, uma foto aproximada dele
À esquerda, Raiq Farag atuando no filme; à direita, uma foto aproximada dele Imagem: Reprodução/Instagram e Reprodução/Drama Comedy

Viralização: Três posts com o mesmo conteúdo tinham juntos cerca de quatro mil curtidas.

O conteúdo também foi checado pelo Aos Fatos (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Continua após a publicidade