Japão não retirou sinal da Globo do ar; decisão foi da própria emissora
A Rede Globo não teve o sinal retirado do ar pelo governo do Japão, conforme publicações que circulam nas redes sociais.
A decisão de parar de transmitir a programação no país asiático foi da própria emissora, em 2019.
O que diz o post
"Japão retira Rede Globo do ar, após 22 aos, alegando que a emissora é um mau exemplo para suas futuras gerações", diz o print compartilhado.
Na imagem, a Globo também é ironizada por causa da decisão, com um "parabéns" e uma matéria do site E-farsas. "A Globo foi expulsa do Japão por ser um mau exemplo para suas futuras gerações?".
Por que é falso
Decisão de parar transmissão no Japão foi da própria Globo. A IPCTV, afiliada da Globo no Japão, disse que a decisão foi da emissora brasileira (aqui e aqui). As transmissões pararam em março de 2019 (aqui).
Comunicado não faz menção a "mau exemplo" da emissora para futuras gerações. Veja:
A IPC World informa que a transmissão do sinal internacional da TV Globo no Japão vai se encerrar de acordo com o calendário abaixo. Como parte de um movimento de mudança e de novos modelos de negócio, informamos que a partir do dia 31 de março de 2019, deixaremos de transmitir o canal Globo no Japão por tempo indeterminado. Fica aqui o nosso agradecimento a cada assinante, pelo carinho durante os 22 anos de transmissão [...] Nós, funcionários e ex-funcionários da IPCTV, podemos dizer com orgulho que cumprimos com nosso objetivo até hoje. Agora, passamos o bastão para a internet, que realiza a função de continuarmos antenados com que acontece lá do outro lado do planeta.
IPC World, dona da IPCTV, antiga afiliada da Globo
O conteúdo também foi checado pelo Boatos (aqui), Estadão Verifica (aqui) e Lupa (aqui).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.