Supla não se referia a Lula ao dizer 'se roubar com amor, não tem problema'
Ricardo Espina
Colaboração para o UOL, em São Paulo
02/09/2024 16h46
O cantor Supla não se referia a Lula quando afirmou que "se roubar com amor, não tem problema", como sugere um vídeo que circula nas redes sociais.
Na verdade, ele falava sobre o compositor Tom Jobim, que afirmou copiar três artistas. O trecho de outra entrevista foi adicionado no final da publicação para sugerir que Supla se referia ao presidente.
O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
O que diz o post
Um dos posts em circulação nas redes sociais traz o título "'Se roubar com amor, não tem problema', diz Supla, filho de Suplicy. Alguma surpresa?"
O vídeo mostra uma entrevista de Marcos Mion com Supla, na qual o cantor diz: "Veio com amor, tá ligado? Vou falar uma coisa que nunca falei aqui, mas vou falar: se roubar com amor, não tem problema".
A sequência traz Supla respondendo ao jornalista Mauro Beting sobre qual seria sua escolha entre Lula e Jair Bolsonaro. "Eu prefiro o Lula", diz o artista.
Por que é distorcido
Fala de Supla sobre roubo foi tirada de contexto. Em participação no programa Caldeirão com Mion, que foi ao ar em 22 de junho na TV Globo (aqui, a partir de 1:04:14), Supla comentou uma cena do documentário Elis & Tom: Só Tinha que Ser com Você, lançado em 2023 (aqui).
Até tava aqui falando com o Paulo Ricardo. Tem um filme, um seriado, que é do Tom Jobim e Elis Regina, quando eles fazem um disco em Los Angeles. E o Tom Jobim fala assim: 'Se roubar com amor, não tem problema'
Supla, em participação no Caldeirão com Mion, em fala sem cortes
Supla desmentiu postagens e publicou vídeo original. O artista usou suas redes sociais para rebater a publicação "que foi reeditada, muito na má fé, na maldade mesmo", nas palavras dele.
A declaração de Supla sobre Lula ocorreu em 2021. Sobre a segunda fala do cantos, na ocasião, ele participava do programa "Na Lata" com o jornalista Mauro Beting (aqui).
Marta, a mãe, é candidata a vice. Supla é filho do deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP) e de Marta Suplicy (PT), candidata a vice na chapa com Guilherme Boulos (PSOL) à prefeitura de São Paulo.
Viralização. Até esta segunda-feira (2), postagens no Instagram tinham mais 44 mil visualizações e de 1.200 curtidas.
Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos e Lupa.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.