Vídeo de trator queimando plantação é de 2021, não de incêndios atuais
Um vídeo que circula nas redes sociais e mostra um trator incendiando uma plantação não é recente nem tem relação com os incêndios que atingiram São Paulo e estados do Centro-Oeste este mês.
Na verdade, o vídeo é de 2021 e foi postado por um perfil dedicado a operadores de máquinas agrícolas de Cuiabá.
O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
O que diz o post
As publicações mostram um trator colocando fogo em uma plantão. Sobreposto ao vídeo aparecem as seguintes frases: "Agro é queimada; agro é agrotóxico e agro é bolsonarista".
É possível observar pelos comentários nos posts que as pessoas acreditam que a cena está relacionada aos atuais incêndios.
Por que é distorcido
Vídeo é 2021 e de perfil de operadores de máquina. Por meio de uma busca reversa (aqui) foi possível encontrar o vídeo em um perfil no TikTok com publicação em 22 de dezembro de 2021. O perfil é dedicado a operadores de máquinas agrícolas de Cuiabá, no Mato Grosso (aqui e veja abaixo). Portanto, não há relação com as queimadas atuais.
Grupo diz que se trata de "queimada controlada". Nós comentários da publicação no TikTok, usuários questionaram o uso do fogo na plantação. O perfil respondeu que se tratava de queimada controlada em uma área de agricultura, não em floresta.
Ibama diz que prática precisa de autorização. Em seu site, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis diz que "a queima controlada é o uso planejado, monitorado e controlado do fogo, realizado para fins agrossilvipastoris em áreas determinadas e sob condições específicas". Segundo o instituto, a técnica deve ser utilizada de maneira segura para que não se torne um incêndio florestal e precisa de autorização do órgão estadual de meio ambiente ou do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) (aqui).
São Paulo registra onda de queimadas. Os incêndios já provocaram mortes, bloqueio de rodovias e restrições em aeroportos no estado (aqui), e a região pode voltar a sofrer com queimadas nos próximos dias (aqui). Incêndios também foram registrados no Centro-Oeste do país (aqui).
Viralização. Um reels no Instagram tinha, até esta quarta-feira (28), 47,9 mil visualizações.
Este conteúdo também foi checado por Estadão Verifica e Aos Fatos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receber
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.