Medidor de glicose a laser não tem comprovação; vídeo de famosos é alterado
Anúncios enganosos no Facebook usam a imagem de famosos como o apresentador Ratinho, o senador Romário (PL-RJ) e o ator Ary Fontoura para vender um produto que promete medir a glicose a laser.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, não existe equipamento com essa tecnologia no mercado. O produto não tem comprovação científica.
O que diz o post
Ao menos três versões de vídeos manipulados com uso de Inteligência Artificial circulam no Facebook. Em todos eles, as imagens dos famosos são usadas para anunciar um suposto "aparelho a laser não invasivo" que promete medir a glicose sem ter que furar o dedo.
Os vídeos são compartilhados com a seguinte legenda: "Controle Sua Glicose sem Dor e com Máxima Precisão. Diga adeus às dolorosas picadas no dedo para controlar seus níveis de açúcar. Com o GlicoMax, você monitora sua glicose de forma saudável, prática e sem picadas. Monitora sua glicose em tempo real. Tecnologia Alemã de Ponta. Encaixe Anatômico. Precisão de 99.9%. Portátil e Indolor. Clique em Saiba Mais e experimente a precisão e a praticidade do Medidor a Laser GlicoMax Siemens".
Por que é falso
Não existe medidor de glicose a laser disponível no mercado. A informação é da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), que se pronunciou alertando sobre o produto. Veja abaixo:
Sangue é necessário para a medição da glicose. Segundo o médico Marcio Krakauer, coordenador do Departamento de Tecnologia, Saúde Digital e Inovação da SBD (leia aqui), existem estudos no mundo com o objetivo de desenvolver uma tecnologia menos invasiva para a medição do índice glicêmico, mas nenhum desses produtos foi liberado ainda.
A SBD faz alerta. A organização recomenda que pessoas com diabetes evitem o equipamento suspeito e façam os exames de forma tradicional.
Siemens nega relação com o produto suspeito. Citada no post enganoso como a responsável pelo aparelho, a Siemens Healthineers disse que o produto identificado como "GlicoMax" não faz parte do portfólio da empresa. Assim como os sites "Siemens.Shop" e "Glicomax.com". Além disso, a empresa esclarece que não vende produtos para o público em geral, apenas para profissionais de saúde. Os produtos oficiais podem ser consultados no site da empresa (aqui).
Imagens são manipuladas. É possível verificar que os vídeos possuem manipulação pela falta de sincronia entre a fala dos famosos e a boca. Ao UOL Confere, a assessoria do ator Ary Fontoura disse que está tratando do assunto com um advogado e que busca os responsáveis pelo conteúdo fraudulento. A equipe jurídica do senador Romário também acompanha o assunto. Já a assessoria do apresentador Ratinho afirmou que o vídeo é "fake".
Viralização. Um vídeo com a imagem do ator Ary Fontoura registrava mais de 20 mil visualizações no Facebook. Outro, com a imagem do senador Romário tinha mais de 14 mil visualizações.
Este conteúdo também foi verificado por Lupa.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.