Deolane Bezerra não atuou como advogada de Lula
É falso que a influenciadora digital Deolane Bezerra seja ou tenha sido advogada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como sugerem publicações nas redes sociais.
Uma busca por processos na Justiça não traz nenhum caso em que ela seja a representante legal do presidente. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República também delacrou que Deolane nunca representou Lula.
O que diz o post
O conteúdo traz a foto de Deolane fazendo o "L" ao lado de Lula, com o título: "URGENTE: Advogada "do Lula" é presa por lavagem de dinheiro". Acima, o cabeçalho do site Jornal da Cidade Online no Instagram, com data e horário da publicação.
No rodapé da imagem, aparece o comentário "é isso aí, faz o L agora !!", com emojis apaixonados e chorando de rir, logo abaixo. No áudio, uma voz masculina fala: "se você rir", seguida por risadas de criança e mulher.
Por que é falso
Deolane Bezerra nunca foi advogada de Lula. Em nota ao UOL Confere, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República negou que a influencer tenha representado o presidente na Justiça. "Deolane Bezerra nunca atuou na defesa do presidente Lula. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República repudia a divulgação de boatos falsos para fins políticos."
Defensora é mulher de ministro Zanin. A atual advogada de Lula é Valeska Martins. Ela assumiu a defesa do presidente em 2023, quando Cristiano Zanin parou de representá-lo para assumir uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal) (aqui).
Não há registros de envolvimento legal entre o presidente e a advgada. Uma busca cruzada com os nomes de Lula e de Deolane não traz nenhum registro no site Jusbrasil, que disponibiliza informações jurídicas públicas (aqui). Contudo, mostra os processos com Valeska, sua real advogada (aqui).
O texto que serviu de referência foi editado. O título do texto do Jornal da Cidade Online de fato dizia que a influencer era advogada do presidente, mas foi editado depois para "URGENTE: Advogada que 'fez o L' é presa por lavagem de dinheiro" (aqui). A URL permanece com a construção anterior: "urgente-advogada-do-lula-e-presa-por-lavagem-de-dinheiro".
Foto é verdadeira, mas antiga. A imagem está no perfil oficial @lulaoficial no Instagram (aqui) e foi feita durante um encontro ocorrido em abril de 2022, no qual a influenciadora digital manifestou apoio ao petista quando ele ainda era candidato à Presidência da República.
Viralização: Até esta terça-feira (10), uma postagem com o conteúdo falso tinha mais de 18.797 reproduções no Instagram.
Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos e Fato ou Fake.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.