Não há registro de que Bluesky tenha chamado Elon Musk de 'Kiko' no X
É falso que o perfil da rede social Bluesky no X (antigo Twitter) tenha chamado o bilionário Elon Musk, dono do X e da SpaceX, de 'Kiko'.
Não há registro da suposta interação entre Bluesky e Musk no X.
O que diz o post
A publicação mostra dois recortes que seriam de publicações no X das contas de Elon Musk e do Bluesky em inglês com uma legenda da tradução em português.
Segundo o post, Elon Musk teria dito ao Bluesky que estava esperando a rede social liberar a função de vídeo para que ele pague as multas e libere o acesso do X no Brasil. Em resposta, a conta da Bluesky teria dito que liberou a função de vídeos e desafiou o bilionário, chamando-o de 'Kiko'.
No Facebook, a imagem é compartilhada com a legenda: "E o dono da Bluesky que tá usando o apelido dado ao Kiko pelos brasileiros". O apelido 'Kiko dos foguetes' é usado por alguns brasileiros para se referir a Musk (aqui), que também é dono da SpaceX.
Por que é falso
Não há registros da suposta troca de mensagens no X. O UOL Confere fez uma busca avançada no X acessando a rede social a partir dos Estados Unidos e não encontrou a alegada interação. A pesquisa foi feita por menções a Elon Musk no perfil do Bluesky e pelo termo 'Kiko'. Veja abaixo o resultado:
Interação mais recente é de março. Há registro de uma interação entre o perfil do Bluesky e o bilionário, mas em 11 de março, e não em setembro, como aponta a montagem. Além disso, a mensagem tem conteúdo diferente do que insinua o post desinformativo. Em tradução livre, o post do Bluesky diz o seguinte: "Bilionários como Elon Musk são ameaçados pelo Bluesky. Estamos criando uma rede social aberta que deixa você escolher seu próprio feed, te dá o direito de sair, e fornece a comunidades ferramentas para o autogoverno. Os céus são mais azuis no Bluesky".
Foto da publicação não corresponde a do perfil de Musk. Na publicação do suposto diálogo entre o bilionário e a Bluesky, o dono do X olha para a câmera. Já na foto de seu perfil oficial, ele aparece vestindo uma roupa vermelha e olhando para o lado. Veja abaixo:
Não há notícias sobre o suposto diálogo. O UOL Confere realizou uma busca no Google pelos termos "elon musk"+"bluesky" (aqui), "elon musk"+"kiko" (aqui) e "elon musk"+"make your move" (aqui) e não encontrou qualquer menção em sites jornalísticos.
Procurada, Bluesky não retornou ao UOL Confere. Caso a empresa responda ao questionamento sobre o suposto diálogo, esta notícia será atualizada.
Viralização. No Facebook, um post com o conteúdo desinformativo registrava mais de 500 compartilhamentos nesta segunda-feira (20).
Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos.
*Colaborou Thâmara Kaoru, dos EUA
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.