Brigitte Macron, Michelle Obama e Kamala Harris não são mulheres trans

É falso que a primeira-dama da França, Brigitte Macron, a ex-primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, e a candidata à presidência dos EUA, Kamala Haris, sejam mulheres trans, como afirmam publicações nas redes sociais embasadas em um podcast de teorias conspiratórias.

Os conteúdos de teor transfóbico circulam em vários países e já foram desmentidos antes. Além disso, fotos de infância provam o contrário.

A checagem foi sugerida ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

Um vídeo compartilhado no WhatsApp e no Instagram exibe o recorte de um episódio do podcast "Matrix". Nele, um homem pergunta: "o que tem em comum entre a Kamala (Harris), a mulher do Macron e a mulher do Obama?". Outro responde: "o que tem em comum é um pinto".

O homem afirma ainda que as três mulheres teriam nascido homem e que Brigitte Macron teria perdido um processo na Justiça sobre o tema: "Ela teve que reconhecer que ela é homem, tanto que ela operou a próstata".

Por que é falso

Fotos de infância desmentem publicação. Segundo o homem do vídeo desinformativo, a candidata à presidência dos EUA teria nascido um homem britânico de nome Kamal Arouche. Mas há fotos de Kamala Harris criança, que provam o contrário (aqui, em inglës). O mesmo se aplica a Michelle Obama, que já compartilhou fotos suas de quando era criança nas redes sociais. A filha de Brigitte Macron também postou no Instagram uma foto da mãe criança (aqui, em francês).

Brigitte Macron venceu processo por difamação. A justiça francesa condenou duas mulheres que disseminaram a desinformação transfóbica sobre a primeira-dama da França. A alegação falsa circula nas redes desde a eleição do presidente Emannuel Macron, em 2017. Segundo a fake news, Brigitte teria nascido Jean-Michel Trogneux e mudado de nome após ter passado por um processo de transição. Jean-Michel é, na verdade, o irmão da primeira-dama.

Continua após a publicidade

Outras mulheres ligadas à política também foram alvo. Além de Kamala, Michelle e Brigitte, a ex-primeira-ministra da Nova Zelândia Jacinda Ardern e Begoña Gomes, esposa do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, também já foram alvo desse tipo de boato transfóbico.

O UOL Confere entrou em contato com o homem que aparece no vídeo disseminando a desinformação, mas não obteve retorno até a publicação desta checagem.

Este conteúdo também foi verificado por Lupa, Aos Fatos e Boatos.org.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.